Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 80524 -
Direito Processual Penal
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Durante uma reunião de condomÃnio ocorrida em dezembro de
Durante uma reunião de condomÃnio ocorrida em dezembro de 2001, um condômino caluniou o sÃndico do prédio, afirmando perante os circunstantes que ele havia desviado para sua conta particular parte do saldo do condomÃnio. O próprio sÃndico, inconformado com a atitude do condômino, conduziu-o à delegacia de polÃcia, onde a autoridade policial lavrou termo circunstanciado, encaminhando ambos os envolvidos ao Juizado Especial Criminal. Em face dessa situação, considerando a recente entrada em vigor da Lei n.º 10.259, de 12/7/2001, que instituiu os juizados especiais cÃveis e criminais da justiça federal, bem como a interpretação prevalecente que lhe tem dado a doutrina, assinale a opção correta.
a
O delegado de polÃcia deveria ter instaurado inquérito policial, uma vez que o procedimento para a apuração do crime de calúnia é especial, não estando, portanto, incluÃdo na nova definição de infração de menor potencial ofensivo.
b
Na hipótese de haver transação penal (aplicação imediata de pena), o seu descumprimento, pelo autor do fato, autorizará, de acordo com o pensamento do STF, a conversão da pena restritiva de direito em privativa de liberdade.
c
Realizando-se, no procedimento sumariÃssimo previsto na Lei n.º 9.099/1995, audiência de instrução e julgamento, o acusado será interrogado somente após a oitiva das testemunhas de acusação e de defesa.
d
Em audiência preliminar, o não-oferecimento de queixa contra o condômino importará no seu perdão pelo ofendido.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Processual Penal
Ao estabelecer os juizados Especiais Criminais (art. 60 da Lei nº 9.099/95), permitindo o acordo e a conciliação, o legislador processual penal:<br />
O princÃpio diretamente relacionado à s provas é o da:
Denomina-se "queixa-crime" em matéria processual penal,
Assinale a única alternativa que não é verdadeira:
A Constituição declara como um dos direitos fundamentais a inviolabilidade do sigilo das comunicaçôes telefônicas, salvo:
Contra a decisão judicial que determina a revogação da reabilitação cabe