Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
SIMULADO OAB 1ª FASE
Questão: 1035664 - Ética - OAB 42
A advogada Nina exerce função na diretoria do Conselho Federal da OAB. Em virtude exclusivamente das funções desempenhadas na OAB, Nina toma conhecimento de certos fatos envolvendo seus colegas advogados João e Maria. Nina acaba de receber uma intimação para depor como testemunha em audiência de instrução e julgamento, referente a uma ação indenizatória, de cunho meramente patrimonial, sem envolver grave ameaça ao direito à vida e à honra, ajuizada por Maria em face de João, cujo objeto tem relação com mencionados fatos de que tomou conhecimento no exercÃcio da citada função no Conselho Federal da OAB Considerando a situação hipotética, assinale a afirmativa correta.
( a ) Nina não deve depor sobre os fatos que soube, diante do sigilo profissional.
( b ) Nina não poderá alegar sigilo profissional em razão da natureza das funções exercidas no Conselho Federal da OAB.
( c ) Nina deverá relatar os fatos sobre os quais tomou conhecimento, pois se trata de ação indenizatória, de cunho meramente patrimonial.
( d ) Nina tem o dever legal de permanecer em silêncio sobre os fatos indagados, salvo em circunstâncias excepcionais, tais como a defesa judicial de familiares e amigos Ãntimos.
Questão: 1035668 - Ética - OAB 42
Rita, advogada regularmente inscrita na OAB, compareceu ao Detran para providenciar a transferência de um veÃculo que acabara de adquirir. Instada a apresentar seu documento de identificação civil, Rita apresentou sua carteira da OAB, a qual não foi aceita pelo funcionário da repartição, que afirmou ser imprescindÃvel a apresentação da Carteira de identidade (Registro Geral) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com base no enunciado, a recusa do documento emitido pela OAB foi
( a ) ilegÃtima, uma vez que o documento emitido pela OAB constitui prova de identidade civil para todos os fins legais.
( b ) correta, pois, à mÃngua de previsão legal, não poderia o funcionário do Detran admitir a carteira da OAB como documento de identificação civil.
( c ) inválida, pois, embora não haja expressa previsão legal, a carteira da OAB tem sido admitida como documento válido de identificação civil pela prática consuetudinária.
( d ) inadequada, porém não ilegal, uma vez que os documentos de identidade profissional do advogado estão previstos somente no Regulamento Geral da Advocacia, não sendo exigÃvel que o funcionário do Detran conheça as normas internas da OAB.
Questão: 119298 - Ética - OAB 39
Luana, advogada especialista em Direito Civil, é procurada por Carla, que busca ajuizar demanda para obtenção de indenização por danos morais e materiais em face de seu vizinho. Ao tomar conhecimento dos fatos, Luana percebe que aquele era o último dia possÃvel para o ajuizamento da ação, visto que a prescrição da pretensão de sua cliente se consumaria no dia seguinte. Luana, então, peticionou, perante o juÃzo competente, sem, contudo, ter tido tempo hábil para anexar aos autos a procuração de sua cliente, em razão da urgência decorrente da iminente prescrição. Nesse contexto, considerando as disposições do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, assinale a afirmativa correta.
( a ) A advogada Luana não pode postular em juÃzo ou fora dele sem procuração, ainda que em situação de alegada urgência.
( b ) A urgência, por si só, não é suficiente para justificar a não apresentação da procuração, devendo ser conjugada com iminente risco à integridade fÃsica ou à vida do cliente
( c ) Luana não está obrigada a apresentar procuração, visto que o mandato conferido por seus clientes é presumido pelos fatos narrados na inicial e pela documentação que a instrui.
( d ) No contexto da iminente prescrição da pretensão de sua cliente, Luana, afirmando urgência, pode atuar sem procuração, obrigando-se a apresentá-la no prazo de quinze dias, prorrogável por igual perÃodo.
Questão: 1035669 - Filosofia do Direito - OAB 42
Pois, segundo entendo, no limite do cognoscÃvel é que se avista, a custo, a ideia do Bem; e, uma vez avistada, compreende-se que ela é para todos a causa de quanto há de justo e belo... (Platão) Em seu livro A República, Platão conta a famosa Alegoria da Caverna, ensinando a não confundir aparência (imperfeita) com essência (perfeita). Nesse sentido, é correto afirmar que, para Platão, a Justiça corresponde
( a ) a uma prática que decorre dos atos justos praticados por homens justos.
( b ) ao contrato social que assegura os direitos e as liberdades individuais.
( c ) ao processo histórico de luta contra a exploração e a conquista da emancipação.
( d ) a uma concepção ideal a ser conhecida e compreendida pela razão.
Questão: 119288 - Filosofia do Direito - OAB 40
Uma norma jurÃdica não vale porque tem um determinado conteúdo... (Hans Kelsen) O que faz uma norma jurÃdica ser válida é tema central para a teoria e a Filosofia do Direito. Segundo o Normativismo JurÃdico de Hans Kelsen, conforme apresentado em seu livro Teoria Pura do Direito, a validade da norma jurÃdica recai logicamente sobre uma categoria que é o ponto de partida do processo de criação do direito positivo. Assinale a opção que apresenta essa categoria.
( a ) O legislador democrático.
( b ) A soberania popular.
( c ) A norma fundamental pressuposta.
( d ) O direito das gentes.
Questão: 68550 - Direito Constitucional -
A Constituição Federal possui um regime em que organiza a iniciativa das leis, significando que confere legitimidade concorrente ou exclusiva a pessoas, comissôes ou órgãos para determinados assuntos. Nessa linha, quando o tema é atinente ao Estatuto da Magistratura, pode-se afirmar que:
( a ) há iniciativa concorrente entre o Presidente da República, o Presidente do STF e o Presidente do Congresso Nacional;
( b ) ocorre a iniciativa exclusiva do STF e dos Tribunais Superiores;
( c ) o Presidente da República e o Presidente do STF possuem iniciativas concorrentes;
( d ) o Presidente do STF e o Presidente do Congresso Nacional podem propor projeto sobre o assunto, conjunta ou separadamente;
Questão: 60075 - Direito Constitucional -
O municÃpio rege-se por lei orgânica cujas caracterÃsticas são (marque a opção incorreta):
( a ) deve ser votada pela própria Câmara Municipal;
( b ) quorum necessário de dois terços para essa votação;
( c ) necessidade de dois turnos de votação;
( d ) sanção do Prefeito em prazo estipulado pela Câmara Municipal.
Questão: 60955 - Direito Constitucional -
Assinale a opção correta acerca da estabilidade assegurada pela Constituição Federal aos servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
( a ) São estáveis após dois anos de efetivo exercÃcio;
( b ) O procedimento de avaliação periódica de desempenho não pode ensejar a perda do cargo do servidor público estável;
( c ) Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade, garantida remuneração integral;
( d ) Até que seja adequadamente aproveitado em outro cargo, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, quando o cargo que ocupar for declarado desnecessário ou extinto;
Questão: 88321 - Direito Trabalhista -
Nos processos sujeitos a procedimento sumarÃssimo é correto afirmar:
( a ) É vedado aditar a inicial.
( b ) Não ocorre se o valor da causa for igual a R$5.000,00 (cinco mil reais).
( c ) No que se refere à Administração Pública, somente pode ser proposto contra a Municipal.
( d ) Poderá haver citação por edital somente após a comprovação pela parte interessada de que o demandado mudou-se para outro Estado.
Questão: 54280 - Direito Civil -
Quanto ao contrato de empreitada, é certo que:
( a ) o contrato para a elaboração de um projeto implica obrigação de executá-lo, ou de fiscalizar-lhe a execução.
( b ) todos os riscos em que não tiver culpa correrão por conta do dono, se o empreiteiro forneceu só mão-de-obra.
( c ) extingue-se pela morte de qualquer das partes, independentemente de qualquer ajuste.
( d ) responde o empreiteiro por perdas e danos, quando a execução da empreitada for suspensa com justa causa.
Questão: 43403 - Direito Processual Civil -
Na execução para a entrega de coisa incerta:
( a ) sendo admitidos os embargos suspensivos da execução, expedir-se-á, em favor do credor, mandado de imissão;
( b ) a execução recai sobre coisas determinadas pelo gênero e quantidade;
( c ) a escolha feita pelo devedor citado, para entregar a coisa individualizada, poderá ser impugnada no prazo de 05 (cinco) dias;
( d ) a coisa, mesmo já litigiosa, poderá ser alienada a terceiro.
Questão: 59433 - Direito Administrativo -
Para a produção de lei que regule a preservação de uma área de floresta, situada no estado x e no municÃpio y (que tem nela sua mais importante área de lazer), distante três quilômetros e meio da margem de um rio de médio porte:
( a ) Edição de lei federal impede a edição de lei municipal;
( b ) Edição de lei estadual impede a edição de lei federal;
( c ) Podem ser editadas leis federal, estadual e municipal;
( d ) A edição de lei municipal impede a edição de lei federal;
Questão: 11941 - Direito Processual Civil -
Qual a assertiva sobre recursos não está certa?
( a ) Pode o apelante, depois de pedir a anulação da sentença, postular subsidiariamente a sua reforma, para o caso de não acolhimento do primeiro pedido.
( b ) Dá-se a suspensão do prazo de interposição do recurso quando, durante o mesmo, sobrevém o falecimento da parte.
( c ) A petição de embargos infringentes deve ser dirigida ao relator do acórdão embargado.
( d ) É agravável a descisão que defere a nomeação à autoria.
Questão: 32680 - Direito Penal -
Há uma espécie de ação penal cuja titularidade pertence única e exclusivamente ao ofendido, não podendo, por tal motivo, ser exercida pelo cônjuge, ascendente, descendente ou irmão. Essa espécie de ação penal denomina-se:
( a ) Ação Penal Privada Subsidiária da Pública.
( b ) Ação Penal Pública Incondicionada.
( c ) Ação Penal Pública Condicionada à Representação.
( d ) Ação Penal Privada PersonalÃssima.
Questão: 15076 - Direito Tributário -
NÃO será expedida a certidão positiva de débitos com efeitos de negativa quando:
( a ) os débitos forem objeto de execução fiscal na qual foi apresentada apenas exceção de pré-executividade.
( b ) o auto de infração que constituiu o crédito tributário foi impugnado pelo contribuinte, nos termos das leis reguladoras do processo administrativo tributário.
( c ) os débitos estiverem incluÃdos no parcelamento.
( d ) o contribuinte efetuou o depósito do montante integral dos débitos.
Questão: 102124 - Direito em Geral -
Contrato administrativo pelo qual a Administração confere ao particular a execução remunerada de serviço público é
( a ) convênio.
( b ) autorização.
( c ) permissão.
( d ) concessão.
Questão: 79899 - Direito Processual Penal -
O Oficial de Justiça, munido de mandado de prisão, pode realizar a detenção do réu, condenado definitivamente por sentença transitada em julgado, a qualquer hora do dia e da noite?
( a ) Depende do tipo de crime que o réu cometeu, se apenado com reclusão ou com detenção.
( b ) Não. A detenção do réu só poderá se efetivar com a presença de seu defensor.
( c ) Sim. A prisão poderá ser efetuada em qualquer dia e a qualquer hora, respeitadas as restriçôes relativas à inviolabilidade do domicÃlio.
( d ) Sim. A prisão poderá ser efetuada a qualquer hora do dia ou da noite e, caso necessário, com o emprego de força fÃsica.
Questão: 80698 - Direito Processual Penal -
O exame de insanidade mental do acusado, portador de deficiência mental visÃvel, poderá ser ordenado
( a ) pelo defensor, curador, ascendentes ou descendentes, irmão ou cônjuge do acusado.
( b ) pela autoridade policial, a pedido das partes.
( c ) pelo Ministério Público, de ofÃcio.
( d ) pelo juiz.
Questão: 87057 - Direito Trabalhista -
Conforme dispositivo da CLT, a penhora:
( a ) só poderá realizar-se nos dias úteis da semana;
( b ) poderá realizar-se em domingo ou dia feriado, mediante autorização do Juiz ou Presidente;
( c ) nunca poderá realizar-se em domingo ou dia feriado;
( d ) poderá realizar-se em domingo ou dia feriado, mesmo sem autorização do Juiz ou Presidente.
Questão: 107258 - Direito em Geral -
O texto do Art. 58, do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA/1990, define que no processo educacional, respeitar-se-ão os valores culturais, artÃsticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes:
( a ) a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura;
( b ) os lugares para suas manifestaçôes étnicas;
( c ) as quadras esportivas para treinos, com vistas à participação em torneios regionais e nacionais;
( d ) o acesso a tablados e arenas para vivenciar a arte circense tradicional;
Questão: 52230 - Direito Civil -
No contrato de prestação de serviços, se o prestador de serviços for despedido sem justa causa, a outra parte será obrigada a pagar-lhe:
( a ) a retribuição que lhe seria devida até o termo legal do contrato, calculada em dobro.
( b ) a totalidade da retribuição que lhe seria devida até o termo legal do contrato.
( c ) por inteiro a retribuição vencida, além da correspondente a um mês de aviso prévio.
( d ) por inteiro a retribuição vencida e por metade a que lhe tocaria de então ao termo legal do contrato.
Questão: 11854 - Direito Penal -
Quanto à violação de domicÃlio é INCORRETO afirmar que:
( a ) dá-se de forma qualificada quando cometida durante a noite, ou em lugar ermo;
( b ) é crime comissivo e omissivo, conforme o caso;
( c ) não admite tentativa;
( d ) a expressão casa compreende compartimento não aberto ao público, onde alguém exerce profissão ou atividade.
Questão: 30497 - Direito Processual Civil -
Segundo o Código de Processo Civil, ao fazer a nomeação de bens à penhora, não incumbe ao devedor:
( a ) no que se refere aos bens móveis, particularizar-lhes o estado e o lugar em que se encontram.
( b ) no que se refere aos semoventes, especificá-los, indicando o número de cabeças e o imóvel em que se acham.
( c ) no que se refere aos créditos, identificar o devedor e qualificá-lo, descrevendo a origem da dÃvida, o tÃtulo que a representa e a data do vencimento.
( d ) no que se refere aos bens imóveis, tão-somente indicar-lhes as transcriçôes aquisitivas.
Corrigir
Gerar Nova Prova
Gostou deste site? colabore fazendo um pix para: 52.527.862/0001-70