Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
SIMULADO OAB 1ª FASE
Questão: 1035668 - Ética - OAB 42
Rita, advogada regularmente inscrita na OAB, compareceu ao Detran para providenciar a transferência de um veículo que acabara de adquirir. Instada a apresentar seu documento de identificação civil, Rita apresentou sua carteira da OAB, a qual não foi aceita pelo funcionário da repartição, que afirmou ser imprescindível a apresentação da Carteira de identidade (Registro Geral) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com base no enunciado, a recusa do documento emitido pela OAB foi
( a ) ilegítima, uma vez que o documento emitido pela OAB constitui prova de identidade civil para todos os fins legais.
( b ) correta, pois, à míngua de previsão legal, não poderia o funcionário do Detran admitir a carteira da OAB como documento de identificação civil.
( c ) inválida, pois, embora não haja expressa previsão legal, a carteira da OAB tem sido admitida como documento válido de identificação civil pela prática consuetudinária.
( d ) inadequada, porém não ilegal, uma vez que os documentos de identidade profissional do advogado estão previstos somente no Regulamento Geral da Advocacia, não sendo exigível que o funcionário do Detran conheça as normas internas da OAB.
Questão: 1035665 - Ética - OAB 42
Roberto Gil, professor de Direito Administrativo da Universidade Federal do Estado Alfa, é casado com Maria Amélia, servidora do Ministério da Saúde há 35 anos. Maria Amélia contou a seu esposo que várias colegas do Ministério da Saúde estão ajuizando ações contra a União, em que postulam o recebimento de gratificações de atividade de combate e controle de endemias, e indagou a Roberto Gil se poderia assumir o patrocínio dessas causas como advogado. Com base no caso narrado, sobre as incompatibilidades e impedimentos ao exercício da advocacia, assinale a afirmativa correta.
( a ) O exercício da advocacia é incompatível com a de professor de Universidade Federal, não sendo possível a Roberto que atue no patrocínio de qualquer causa como advogado no Poder Judiciário.
( b ) Roberto Gil não poderá assumir o patrocínio dessas causas, porque, sendo servidor da administração federal indireta, está impedido de exercer a advocacia contra a União, diante da vinculação existente entre a Universidade Federal e a União.
( c ) Roberto Gil poderá assumir o patrocínio da causa apenas de sua esposa, pois, apesar de existir a regra de impedimento de exercício da advocacia contra a União por servidores da administração indireta federal, os membros da família estão incluídos no conceito de causa própria, o que autoriza a atuação em defesa de entes queridos
( d ) Embora, em regra, os servidores da administração indireta estejam impedidos de exercer advocacia contra a Fazenda Pública que os remunera ou à qual seja vinculada a entidade empregadora, Roberto Gil poderá assumir o patrocínio de causas contra a União, pois os docentes de cursos jurídicos não estão sujeitos a essa vedação.
Questão: 1035664 - Ética - OAB 42
A advogada Nina exerce função na diretoria do Conselho Federal da OAB. Em virtude exclusivamente das funções desempenhadas na OAB, Nina toma conhecimento de certos fatos envolvendo seus colegas advogados João e Maria. Nina acaba de receber uma intimação para depor como testemunha em audiência de instrução e julgamento, referente a uma ação indenizatória, de cunho meramente patrimonial, sem envolver grave ameaça ao direito à vida e à honra, ajuizada por Maria em face de João, cujo objeto tem relação com mencionados fatos de que tomou conhecimento no exercício da citada função no Conselho Federal da OAB Considerando a situação hipotética, assinale a afirmativa correta.
( a ) Nina não deve depor sobre os fatos que soube, diante do sigilo profissional.
( b ) Nina não poderá alegar sigilo profissional em razão da natureza das funções exercidas no Conselho Federal da OAB.
( c ) Nina deverá relatar os fatos sobre os quais tomou conhecimento, pois se trata de ação indenizatória, de cunho meramente patrimonial.
( d ) Nina tem o dever legal de permanecer em silêncio sobre os fatos indagados, salvo em circunstâncias excepcionais, tais como a defesa judicial de familiares e amigos íntimos.
Questão: 119287 - Filosofia do Direito - OAB 40
“Portanto, a moralidade, e a humanidade enquanto capaz de moralidade, são as únicas coisas que têm dignidade.” Immanuel Kant O artigo primeiro da Constituição Federal de 1988 determina que a dignidade da pessoa humana é fundamento da República. Filósofos e juristas há muito debatem o tema da dignidade. Sobre o tema, assinale a opção que apresenta a posição de Immanuel Kant, em seu livro Fundamentação da Metafísica dos Costumes.
( a ) Aquele que pode participar dos destinos políticos da cidade é quem possui e exerce sua dignidade.
( b ) Quando algo está acima de todo preço e, portanto, não permite equivalente, então ele tem dignidade.
( c ) O amor à lei e à pátria conformam as bases da dignidade na vida social e política.
( d ) A dignidade ocorre quando alguém possui elevada estima por si mesmo, mantendo seu amor próprio.
Questão: 119288 - Filosofia do Direito - OAB 40
Uma norma jurídica não vale porque tem um determinado conteúdo... (Hans Kelsen) O que faz uma norma jurídica ser válida é tema central para a teoria e a Filosofia do Direito. Segundo o Normativismo Jurídico de Hans Kelsen, conforme apresentado em seu livro Teoria Pura do Direito, a validade da norma jurídica recai logicamente sobre uma categoria que é o ponto de partida do processo de criação do direito positivo. Assinale a opção que apresenta essa categoria.
( a ) O legislador democrático.
( b ) A soberania popular.
( c ) A norma fundamental pressuposta.
( d ) O direito das gentes.
Questão: 32716 - Direito Constitucional -
Qual a afirmação certa:
( a ) É cargo privativo de brasileiro nato, o de Presidente do Senado Federal;
( b ) É cargo privativo de brasileiro nato, o de senador da República;
( c ) É cargo privativo de brasileiro nato, o de deputado federal;
( d ) É cargo privativo de brasileiro nato, o de Governador de Estado.
Questão: 54024 - Direito Constitucional -
Avalie as proposiçôes a seguir, assinalando ao final a alternativa que indica quantas estão corretas.
I - São direitos sociais, constitucionalmente garantidos, a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social e a proteção à maternidade e a infância;
II - A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo ou iniciativa popular;
III - A União poderá intervir nos Estados quando estes deixarem de cumprir ordem judicial;
IV - Os subsídios pagos aos ocupantes de cargos, funçôes e empregos públicos serão em parcela única, vedado o pagamento de qualquer outra verba, inclusive aquelas de caráter indenizatório;
( a ) todas as proposiçôes estão corretas;
( b ) apenas uma proposição está correta;
( c ) apenas duas proposiçôes estão corretas;
( d ) apenas três proposiçôes estão corretas;
Questão: 49947 - Direito Constitucional -
O Tribunal de Contas da União é composto de 09 Ministros que serão escolhidos da seguinte forma:
( a ) um terço pelo Presidente da República, com aprovação da Câmara dos Deputados, e dois terços pelo Senado Federal.
( b ) dois terços pelo Presidente da República, com aprovação do Senado Federal, e um terço pelo Congresso Nacional.
( c ) dois terços pelo Presidente da República, com aprovação do Congresso Nacional, e um terço pelo Senado Federal.
( d ) um terço pelo Presidente da República, com aprovação do Senado Federal, e dois terços pelo Congresso Nacional.
Questão: 108725 - Direito em Geral -
De acordo com o Código de Processo Civil, é correto afirmar.
( a ) Os embargos do devedor terão sempre efeito suspensivo;
( b ) Os embargos do devedor não terão efeito suspensivo, mas o juiz poderá, independentemente de requerimento do embargante, atribuir tal efeito aos aludidos embargos, quando sendo relevantes seus fundamentos, o prosseguimento da execução manifestamente possa causar ao executado algum prejuízo, independentemente da efetiva garantia da execução;
( c ) Os embargos do devedor não terão efeito suspensivo e nem poderá o juiz atribuir, ainda que haja requerimento do embargante, efeito suspensivo aos aludidos embargos;
( d ) O efeito suspensivo poderá ser atribuído pelo juiz aos embargos do devedor e, quando esse efeito suspensivo disser respeito apenas à parte do objeto da execução, essa prosseguirá quanto à parte restante;
Questão: 87335 - Direito Trabalhista -
Conforme comando expresso da CLT, em relação ao usufruto das férias, assinale a alternativa correta.
( a ) As férias nunca poderão ser gozadas em dois períodos anuais.
( b ) As férias poderão ser gozadas em 2 (dois) períodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a 30 (trinta) dias corridos.
( c ) As férias poderão ser gozadas em 2 (dois) períodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a 10 (dez) dias corridos.
( d ) As férias poderão ser gozadas em 2 (dois) períodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a 20 (vinte) dias corridos.
Questão: 13555 - Direito Processual Civil -
Com relação ao procedimento sumário, é correto afirmar que:
( a ) os casos de intervenção de terceiros admitidos neste procedimento são a assistência e o recurso de terceiro prejudicado;
( b ) o réu precisa utilizar-se da reconvenção para formular pedido contra o autor;
( c ) a defesa, apresentada em audiência, quando não obtida conciliação, deve ser escrita;
( d ) pode ser adotado nas açôes relativas ao estado e capacidade das pessoas, desde que não se exceda o valor de 20 (vinte) salários mínimos.
Questão: 96604 - Direito em Geral -
A posse é um importante instituto do Direito brasileiro. No Código Civil, Lei n. 10.406/02, ela está disciplinada nos seguintes termos:
( a ) é adquirida desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome alheio, de qualquer dos poderes inerentes à propriedade;
( b ) faz presumir a das coisas móveis que nele estiverem, independente do possuidor do imóvel possuir documento escrito sobre tais bens móveis;
( c ) estabelece a responsabilidade do possuidor de boa-fé pela deterioração ou perda da coisa, nas hipóteses de caso fortuito ou força maior;
( d ) consagra o direito à retenção pelo valor das benfeitorias necessárias, úteis e voluptuárias, ao possuidor de má-fé.
Questão: 27396 - Direito Administrativo -
No curso da execução de determinado contrato administrativo tendo por objeto a execução de obra pública, a Administração resolve alterá-lo unilateralmente, com fundamento na melhor adequação de seus termos ao interesse público. Dessa alteração, porém, resulta a supressão do seu objeto em mais de 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato. Nessa hipótese, o:
( a ) contratado não está obrigado a aceitar a supressão, podendo pleitear a rescisão do contrato e ser indenizado pelos prejuízos sofridos.
( b ) contratado não está obrigado a aceitar a supressão, podendo dar por rescindido o contrato, mas sem receber indenização pelos prejuízos sofridos.
( c ) contratado está obrigado a aceitar a supressão.
( d ) contrato será rescindido, independentemente da concordância do contratado com a supressão, cabendo sua indenização pelos prejuízos sofridos.
Questão: 109609 - Direito em Geral -
Entre as medidas aplicáveis aos pais ou responsável está:
( a ) o encaminhamento a programa do Ministério Público, para propositura de ação penal.
( b ) a inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos.
( c ) o encaminhamento a programa profissionalizante, para possibilitar obtenção de emprego.
( d ) o encaminhamento a programa de moradia, na hipótese de sua precariedade ou falta.
Questão: 43955 - Direito Civil -
Considerando o instituto da hipoteca, é incorreto afirmar que:
( a ) a hipoteca como direito real de garantia é transmissível tanto por ato inter vivos quanto por causa mortis;
( b ) o imóvel cuja propriedade é resolúvel ou está sujeito à condição suspensiva é hipotecável;
( c ) o imóvel hipotecado poderá ser alienado pelo proprietário, sendo nula qualquer cláusula que proíba a venda. Contudo, pode-se convencionar que vencerá o crédito hipotecário, se o imóvel for alienado;
( d ) o pagamento de uma ou mais prestaçôes da dívida não importa exoneração correspondente da garantia, ainda que esta compreenda vários bens, salvo disposição expressa no título ou na quitação.
Questão: 39582 - Direito Processual Civil -
Assinale a alternativa que indica a providência a ser tomada pelo Juiz, antes de declarar a extinção do processo, quando o mesmo ficar parado durante mais de um ano, por negligência das partes, ou quando, por não promover os atos e diligências que lhe competirem, o autor abandonar a causa por mais de trinta dias.
( a ) Mandar intimar o advogado da parte para tomar alguma providência no prazo de 10 dias.
( b ) Mandar intimar o advogado da parte para tomar alguma providência no prazo de 48 horas.
( c ) Mandar intimar a parte, pessoalmente, para suprir a falta em 48 horas.
( d ) Mandar intimar a parte, pessoalmente, para suprir a falta em 10 dias.
Questão: 107800 - Direito em Geral -
A Constituição Federal, quando assegura o regime de previdência de caráter contributivo e solidário, prevê que fará jus a um abono de permanência equivalente ao valor da suacontribuição previdenciária, o servidor que:
( a ) for portador de doença incapacitante;
( b ) cujas atividades sejam exercidas sob condiçôes especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física;
( c ) tenha completado as exigências para aposentadoria voluntária (cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria e sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se homem, e cinqüenta e cinco anos de idade e trinta de contribuição, se mulher) e que opte por permanecer em atividade, até completar as exigências para a aposentadoria compulsória;
( d ) for ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público;
Questão: 56160 - Direito Processual Civil -
Sobre o litisconsórcio assinale a alternativa correta:
( a ) trata-se de litisconsórcio ativo necessário simples quando cinco vítimas de um acidente aéreo ajuízam, em conjunto, uma ação indenizatória contra a empresa aérea responsável
pelos prejuízos;
( b ) a formação do litisconsórcio necessário é condição essencial para a eficácia da sentença;
( c ) todo litisconsórcio unitário é necessário;
( d ) todo litisconsórcio simples é facultativo.
Questão: 101864 - Direito em Geral -
Em tema de contrato de trabalho a prazo:
I. justifica-se a determinação do prazo no contrato de trabalho quando a natureza do serviço tiver caráter transitório;
II. é válido contrato de trabalho, por prazo indeterminado, para atender a realização de certo acontecimento futuro, de previsão aproximada, não podendo ser estipulado por mais de 2 anos;
III. findo o contrato de trabalho, por prazo determinado, pelo advento do termo, poderão, de imediato, as partes celebrar um novo contrato a prazo certo, desde que esteja fundado em motivo que justifique a predeterminação no prazo;
IV. não descaracteriza o contrato de trabalho por prazo determinado a sua simples prorrogação por mais de uma vez, quando há concordância das partes.
Em face das alternativas acima, assinale corretamente:
( a ) todas as alternativas estão corretas;
( b ) apenas a de n.º IV é incorreta;
( c ) as de n.º I e II são corretas e as de n.º III e IV estão incorretas;
( d ) apenas a de n.º III é incorreta.
Questão: 43372 - Direito Administrativo -
Sobre os procedimentos administrativos regulados pela Lei nº 10.177/98, é correto afirmar que:
( a ) para atendimento dos princípios previstos na lei, são assegurados às partes o direito de emitir manifestação, de oferecer provas, exceto o acompanhamento da sua produção, de obter vista e de recorrer;
( b ) somente poderão ser recusadas, mediante decisão fundamentada, as provas propostas pelos interessados quando sejam ilícitas, impertinentes, desnecessárias ou protelatórias;
( c ) os procedimentos serão impulsionados e instruídos por vontade das partes, atendendo-se à celeridade e economia processual;
( d ) o comparecimento à consulta pública não confere, por si, a condição de interessado no processo, nem implica no direito de obter da Administração resposta fundamentada;
Questão: 62740 - Direito Administrativo -
Dentre os poderes do Administrador Público encontram-se o poder-dever de agir; o dever de eficiência; o dever de probidade; e o dever de prestação de contas. É correto afirmar que:
( a ) A omissão ao cumprimento dos deveres acima elencados não gera qualquer punição.
( b ) O poder-dever de agir não se encontra vinculado à competência e à obrigação de atuar.
( c ) O dever de probidade significa fazer o melhor negócio para o erário, independentemente do procedimento de atuação.
( d ) O dever de eficiência significa atuação com rapidez, perfeição e rendimento, observando o princípio da legalidade; sem procrastinação.
Questão: 27622 - Direito Civil -
Sobre o domicílio, no Direito Civil brasileiro, está correto afirmar que o(a):
( a ) Código Civil consagra a pluralidade domiciliar.
( b ) marítimo tem domicílio necessário no lugar onde o navio aportar.
( c ) especificação do domicílio onde se exercitem e cumpram direitos e obrigaçôes resultantes de contratos escritos é vedada aos contratantes.
( d ) pessoa jurídica, com estabelecimentos em lugares diferentes, terá domicílio apenas no lugar onde funcionar sua administração ou diretoria.
Questão: 82543 - Direito Processual Penal -
Nos crimes permanentes o agente poderá ser preso em flagrante delito:
( a ) já nas fases de cogitação e preparação do crime.
( b ) depois de cessada a permanência.
( c ) no instante do cometimento da primeira infração.
( d ) enquanto não cessar a permanência.
Corrigir
Gerar Nova Prova
Gostou deste site? colabore fazendo um pix para: 52.527.862/0001-70