Início
Notícias
Questões
Simulado OAB
Premium
Contato
Entrar
Cadastro
Início
›
Questões
›
Direito Tributário
›
Questão #11502
Plano grátis:
0/10
respostas enviadas hoje (10 restantes).
Assine Premium ilimitado
2023
Direito Tributário
#11502
Se o Estado de São Paulo decidir não mais cobrar IPVA, certamente poderá:
Se o Estado de São Paulo decidir não mais cobrar IPVA, certamente poderá:
a
fazê-lo, não se utilizando simplesmente da competência tributária que lhe foi concedida pela Carta Magna, uma vez que, na maioria dos casos seu exercício é facultativo;
b
renunciar à competência tributária que lhe foi concedida, declinando-a, decidindo por meio de lei que não mais tributará determinado fato inscrito na sua esfera de competência tributária, da qual poderá abrir mão a qualquer momento;
c
delegar tal competência à União ou aos Municípios, através de lei específica ou convênio que celebrarem, suscetível de transferir competência tributária, exclusiva do Estado, a outra entidade política;
d
fazê-lo, desde que haja comum acordo com o interesse da União, que deverá elaborar norma jurídica autorizadora;
Próxima Questão
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Tributário
São normas complementares ou secundárias do direito tributário:
É permitido à microempresa optante abater do imposto apurado de acordo com o regime de tributação diferenciada e simplificada "Simples Minas":
Em relação à legislação que instituiu o SuperSimples e a Super-Receita, assinale a alternativa correta.
O imposto de competência da União sobre a propriedade territorial rural tem como fato gerador
A despesa decorrente da construção de uma grande obra pública consistente em linha férrea expressa, com duração prevista para 5 anos, deverá estar prevista:
É vedado à União, Estados e Municípios :