Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 21320 - Direito Tributário - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
No que se refere ao Sistema Constitucional Tributário, é INC...
No que se refere ao Sistema Constitucional Tributário, é INCORRETO afirmar:
a
As limitaçôes ao poder de tributar são consideradas cláusulas pétreas, por isso insuscetÃveis de supressão ou excepcionalização, mesmo que por Emenda Constitucional.
b
A legalidade constitucional constitui garantia fundamental do contribuinte, contudo a própria Constituição permite exceçôes como a alteraçôes de alÃquotas do ICMS pelo Poder Executivo.
c
As medidas provisórias, tendo força de lei, são aptas a instituição ou majoração de tributos para as quais se faça necessária lei ordinária, devendo ser submetidas, de imediato, ao Congresso Nacional.
d
Os tributos em geral submetem-se cumulativamente à anterioridade de exercÃcio e à anterioridade mÃnima de 90 (noventa) dias, estabelecidas pela Constituição Federal, enquanto as contribuiçôes da seguridade social submetem-se exclusivamente à anterioridade nonagesimal.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Tributário
Determinado contribuinte, devedor de tributo, abtém o seu parcelamento e vem efetuando o pagamento conforme deferido. Apesar disso, sofre processo de execução fiscal para a cobrança do referido tri...
Assinale a alternativa correta acerca da ação cautelar fiscal, nos termos da lei que rege a matéria.
Considerar as afirmaçôes<br />(I) Propiciar o direito de ação da Fazenda Pública.<br />(II) Formalizar o crédito tributário.<br />(III) Representar e medir as proporçôes do fato jurÃdico tributário...
Não é correto afirmar que estão isentos(as) das taxas de serviços estaduais:
Os convênios relativos ao ICMS, celebrados entre os Estados-Membros da Federação Brasileira e o Distrito Federal, prestam-se a: