Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 30475 - Direito Tributário - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Em relação à legislação que instituiu o SuperSimples e a Sup...
Em relação à legislação que instituiu o SuperSimples e a Super-Receita, assinale a alternativa correta.
a
A pessoa jurÃdica, independentemente de seu objeto, desde que enquadrada na condição de microempresa e de empresa de pequeno porte, na forma da lei, estará automaticamente submetida aos benefÃcios do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte – Simples Nacional.
b
O Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, de vários tributos, entre eles o IPI e IOF.
c
A lei que instituiu o SuperSimples, em atenção à relevância do ICMS e ISS no conjunto de impostos devidos pelas microempresas, e disposição do art. 179 da Constituição da República, determinou a inclusão desses impostos no âmbito do Simples após expressa autorização dos Estados e dos MunicÃpios respectivamente.
d
Os créditos tributários oriundos da aplicação da lei complementar 123/06, que instituiu o Simples Nacional, serão apurados, inscritos em DÃvida Ativa da União e cobrados judicialmente pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que pode delegar aos Estados e MunicÃpios, mediante convênio, a inscrição em dÃvida estadual e municipal e a cobrança judicial de tributos estaduais e municipais a que se refere essa lei.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Tributário
Tendo em conta as modalidades de lançamento elencadas pelo Código Tributário Nacional, assinale a alternativa incorreta.
Com relação à Administração Tributária e às Garantias e Privilégios do crédito tributário, assinale a afirmativa incorreta.
No que pertine aos princÃpios constitucionais tributários, é certo que
Em relação à restituição de tributos pagos indevidamente, o Código Tributário Nacional estabelece,de forma expressa, a seguinte regra, entre outras:
Segundo o Código Tributário Nacional, salvo disposição em contrário, entram em vigor os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas: