Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 26075 - Direito Tributário - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
A empresa importadora ABC impugnou lançamento formalizado em...
A empresa importadora ABC impugnou lançamento formalizado em auto de infração em que se discutia a classificação fiscal de máquina importada. A autoridade julgadora de primeira instância, por entender que os elementos de prova trazidos aos autos pela fiscalização e pelo sujeito passivo não eram suficientes para formar sua convicção, determinou a realização de diligência junto ao Instituto Nacional de Tecnologia, formulando indagaçôes quanto ao funcionamento da máquina, importantes, a seu juÃzo, para a classificação. Determinou, outrossim, fosse o sujeito passivo intimado a se manifestar sobre o pedido de diligência e a formular indagaçôes que entendesse importantes a serem esclarecidas pela mencionada instituição, bem como fosse cientificado do resultado da diligência antes do retorno do processo para julgamento. O sujeito passivo não atendeu à s intimaçôes para se manifestar prévia e posteriormente à realização da diligência. A autoridade julgadora, com base no resultado da diligência, formou sua convicção e decidiu a lide.Considerando os fatos descritos, assinale a assertiva correta.
a
A autoridade julgadora, tendo em vista o princÃpio da verdade material, pode mandar produzir provas e angariar para os autos todas as informaçôes a respeito da matéria tratada, porém, uma vez que o sujeito passivo não atendeu à intimação, o processo deveria ter sido arquivado sem julgamento.
b
A decisão prolatada não produzirá efeito, pois a autoridade julgadora fica jungida aos aspectos considerados pelo sujeito passivo e pela fiscalização, não podendo determinar, de ofÃcio, a produção de provas e a colação de informaçôes por aqueles não apresentadas.
c
Por violar os princÃpios da verdade material e da neutralidade da autoridade julgadora, o procedimento descrito torna anulável a decisão.
d
O procedimendo descrito atende aos princÃpios orientadores do processo administrativo fiscal, não tornando anulável a decisão.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Tributário
Acerca da competência tributária, é certo afirmar que:
À luz do artigo 111 do CNT, regra que manda interpretar-se literalmente a legislação tributária que disponha sobre a outorga de insenção e outros benefÃcios, essa interpretação tende a operar:
A capacidade tributária passiva:
O estabelecimento de normas gerais em matéria de legislação tributária sobre obrigação, lançamento, crédito, prescrição e decadência tributários, deverá fazer-se, segundo norma contida na Constitui...
O EXMO. Sr. Prefeito de Cajazeiras, importante cidade paraibana, preocupado com a recessão reinante não apenas naquele municÃpio, mas em todo o PaÃs, agravada pela seca que já assola a região há ma...