Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 11660 -
Direito Administrativo
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
A respeito dos atos administrativos, assinale a alternativa ...
A respeito dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.
a
A administração deve revogar seus próprios atos quando eivados de vÃcio de legalidade e pode anulá-los por motivo de conveniência e oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.
b
São elementos do ato administrativo: competência, objeto, forma, motivo, finalidade. Se ausente, ou viciado um desses elementos, o ato será nulo. A incompetência fica caracterizada quando o ato nulo não se incluir nas atribuiçôes do agente que o praticou. O vÃcio de forma consiste na omissão ou na observância incompleta ou irregular de formalidades indispensáveis à existência ou seriedade do ato. A ilegalidade do objeto ocorre quando o resultado do ato importa violação da lei, regulamento ou outro ato normativo. A inexistência dos motivos se verifica quando a matéria de fato ou de direito em que se fundamenta o ato é materialmente inexistente ou juridicamente inadequada ao resultado obtido. O desvio de finalidade se verifica quando o agente pratica o ato visando a fim diverso daquele previsto, explÃcita ou implicitamente, na regra de competência.
c
Os atos administrativos são revestidos de alguns atributos que os diferenciam dos atos provados em geral: imperatividade, que significa que os atos administrativos são cogentes; presunção de legitimidade, ou seja, a presunção de que surgiram de acordo com as normas legais; e auto-executoriedade, que significa que a Administração Pública pode executar suas próprias decisôes. A auto-executoriedade só não é aplicada no que tange aos atos expropriatórios, pois estes sempre devem ser executados pelo Poder Judiciário, sob pena de violação ao princÃpio do devido processo legal.
d
Atos administrativos vinculados são aqueles que o agente pratica reproduzindo os elementos que a lei previamente estabelece; nesse tipo de ato, não há qualquer subjetivismo ou valoração, mas apenas a averiguação de conformidade entre o ato e a lei. Já os atos administrativos discricionários dão total liberdade ao agente para atuar, não precisando ele ficar amarrado a qualquer comando normativo, seja princÃpio ou regra.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Administrativo
No que concerne aos poderes da Administração:
Desde que admitida em lei, a competência administrativa poderá ser delegada e avocada. Contudo, nos termos da Lei Federal nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, não poderão ser objeto de delegação:
Na desapropriação-sanção, realizada pelo MunicÃpio, de área localizada no plano diretor, presentes os requisitos especÃficos, deverá esse Ente Federativo realizar o adequado aproveitamento do imóve...
O ato administrativo tem imanente:
Sobre "Férias" o R.J.U. dispôe que:<br />I- O servidor fará jus a 30 (trinta) dias consecutivos de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de 3 (três) perÃodos, no caso de necessid...
No tocante à responsabilidade dos servidores públicos, é incorreto afirmar que: