Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 25065 - Direito Tributário - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Determinado Estado da Federação concedeu, em 2005, isenção d...
Determinado Estado da Federação concedeu, em 2005, isenção de ICMS pelo perÃodo de 5 anos para as indústrias automobilÃsticas que ali se instalassem e empregassem cinco mil funcionários. Agora, em 2008, foi publicado no Diário Oficial do Estado um decreto revogando a isenção a partir de julho de 2008, quando as indústrias enquadradas na isenção deverão passar a recolher o ICMS mensalmente. Esta medida adotada pelo Fisco Estadual é:
a
incorreta, porque a revogação de isenção, apesar de ser possÃvel na hipótese, deve obediência ao princÃpio da anterioridade.
b
incorreta, porque a isenção concedida nestas condiçôes é irrevogável e, ainda que não fosse, dependeria de lei.
c
incorreta, porque a isenção, por ser forma de renúncia de receita, deve ser concedida restritivamente, obedecendo-se, contudo, o princÃpio da anterioridade nonagesimal.
d
correta, porque somente a isenção concedida em caráter geral e por prazo determinado é irrevogável.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Tributário
No tocante ao imposto sobre Serviços de qualquer natureza, não havendo previsão na lista de determinado serviço, a falta de cobrança do tributo decorre de:
Considere as afirmativas a seguir:<br />I - Na compensação, se o obrigado ao pagamento do tributo é credor da Fazenda Pública, poderá ocorrer uma compen-sação pela qual seja extinta sua obrigação,...
Sobre a isenção tributária, o Código Tributário Nacional prescreve que:
Sabe-se que, constituÃdo o crédito tributário regularmente está o sujeito ativo apto a exigir o tributo. Porém, essa exigibilidade fica suspensa em razão de:
Sabe-se que, constituÃdo o crédito tributário regularmente está o sujeito ativo apto a exigir o tributo. Porém, essa exigibilidade fica suspensa em razão de