Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 17539 - Direito Tributário - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
A Emenda Constitucional n.º 18, de 1965, aludia a leis ...
A Emenda Constitucional n.º 18, de 1965, aludia a leis complementares; porém somente a partir da Constituição de 1967 é que passou a existir a lei complementar em sentido formal, votada com quorum privilegiado. À vista disto, indique, em relação ao Código Tributário Nacional (CTN, Lei n.º 5.172, de 1966), qual conclusão e respectiva justificação são simultaneamente corretas.
a
As matérias contidas no CTN, reservadas a leis complementares pela Constituição hoje em vigor, foram revogadas pelo novo regime, eis que tal Código foi votado como lei ordinária.
b
As matérias contidas no CTN, reservadas a leis complementares pela Constituição hoje em vigor, continuam em plena vigência, quando compatÃveis com as normas constitucionais atuais.
c
O CTN pode ser revogado por lei ordinária ou medida provisória, pois as leis ordinárias em geral, como a Lei n.º 5.172, podem ser revogadas ou modificadas por outras leis de igual hierarquia.
d
O CTN pode ser revogado por lei ordinária, mas não por medida provisória, porque a estas é defeso tratar de tributos.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Tributário
O crédito tributário prefere a qualquer outro, seja qual for sua natureza ou o tempo de sua constituição, ressalvados os créditos decorrentes da legislação do trabalho ou do acidente de trabalho. N...
O Distrito Federal pode instituir:
O parágrafo único do art. 145 da Constituição tem a seguinte redação:<br />"sempre que possÃvel, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribui...
São causas extintivas do crédito tributário, segundo o Código Tributário Nacional:
Não suspende a exigibilidade do crédito tributário :