Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 92360 -
Direito em Geral
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Para responder a questão considere o texto apresentado
Para responder a questão considere o texto apresentado abaixo."Poder de PolÃcia é aquele de que se acham investidas as autoridades administrativas e os legisladores, para limitar, em benefÃcio da moral, da higiene, do bem-estar de todos, da tranquilidade pública e do progresso da sociedade, os direitos individuais assegurados pela Constituição. (...)Quanto ao Poder de PolÃcia a autoridade da legislatura é mais ampla do que a do Executivo; incumbe, entretanto, à magistratura verificar se não interferiu, além do indispensável, com os interesses particulares. Cabe, em todas as hipóteses, aos tribunais a última palavra, para dizer o que se compreende ou não em os justos limites daquela faculdade especial e a vários respeitos discricionária. Quando a intervenção em assuntos referentes à s franquias pessoais é desnecessária, ou exercida de maneira ou com propósitos desarrazoados; o ato de autoridade não se relaciona atual e claramente com algum dos objetos cuja preservação justificaria a medida excepcional, ou não é adequado e conveniente para atingir os fins colimados; impôe-se a salvaguarda judiciária".(Maximiliano, Carlos. Comentários à Constituição Brasileira. 4.ed. R. Janeiro: Freitas Bastos, 1948, v.3.35).Considerando o texto de Carlos Maximiliano, e a doutrina do direito administrativo, leia atentamente as seguintes afirmaçôes:I. A Constituição atualmente em vigor não mais admite a limitação de direitos individuais que existia no regime constitucional da época.II. O exercÃcio do Poder de PolÃcia, por envolver faculdades discricionárias, só pode ser objeto de controle pelo Judiciário em caráter excepcional.III. Quando edita normas com base no Poder de PolÃcia, o Poder Legislativo não exerce função administrativa atÃpica, mas sim legislativa.IV. O ato de autoridade que não se relaciona com algum dos objetivos cuja preservação o justificaria está viciado com desvio de poder.Das afirmaçôes acima, somente:
a
I é correta.
b
I e III são corretas.
c
II é correta.
d
III e IV são corretas.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito em Geral
Na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza e na Administração Particular o que a lei não proÃbe. Esta afirmação corresponde ao princÃpio da:
É efeito automático da condenação penal:
Sobre serviços públicos, assinale a alternativa CORRETA:
Ao exame do cadáver, o médico legista constatou, entre outros sinais, fratura do osso hioide. A sua primeira e mais forte hipótese é de que a vÃtima sofreu:
Assinale a opção que apresenta meio de controle judiciário ou judicial dos atos administrativos de qualquer dos poderes, pelo qual o autor defende direito próprio e não interesse da coletividade ou...
A Constituição Federal de 1988, ao cuidar do controle externo das contas públicas, determina que o mesmo