Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 49144 - Direito Constitucional - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Sobre a iniciativa no Direito Constitucional brasileiro vige...
Sobre a iniciativa no Direito Constitucional brasileiro vigente, é correto afirmar que:
a
são de iniciativa privativa do Chefe do Poder Executivo os projetos de lei que disponham sobre organização administrativa, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos, servidores públicos e aumento de sua remuneração.
b
a sanção do projeto de lei supre a eventual falta de iniciativa privativa do Chefe do Poder Executivo, ainda que do projeto decorra aumento de despesa.
c
não são de iniciativa privativa do Chefe do Poder Executivo os projetos de lei que disponham sobre criação de empregos públicos e aumento de sua remuneração.
d
a literalidade da Constituição da República não prevê proposta de emenda constitucional de iniciativa popular, sem prejuÃzo da existência de previsão neste sentido em constituiçôes estaduais.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Constitucional
Assinale a opção em que consta pena não vedada pela Constituição entre nós.
A Constituição da República Federativa do Brasil (1988), pode ser classificada quanto ao seu conteúdo, seu modo de elaboração, sua origem, sua estabilidade e sua extensão, como:
O Senado Federal é integrante do Legislativo, não podendo aprovar-se lei sem que tenha oportunamente se manifestado sobre o projeto, possuindo ainda algumas competências privativas como, por exemplo:
Com relação aos direitos e deveres individuais e coletivos, é correto afirmar que:
A manutenção do princÃpio da unicidade sindical, obrigatória nos termos da Carta Magna, está condicionada<br />I. à organização sindical compulsoriamente fiscalizada pelo Estado.<br />II. à existên...