Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 14753 -
Direito Administrativo
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Após a arrematação de um imóvel particular em hasta pública,...
Após a arrematação de um imóvel particular em hasta pública, o arrematante requer administrativamente a limitação da responsabilidade tributária no que tange aos lançamentos anteriores à arrematação apenas aos antigos proprietários do imóvel, sendo que existem créditos tributários de IPTU e taxas municipais, incidentes sobre o imóvel em questão, referentes aos exercÃcios de 1992 até 2007, alguns já executados, e não há no requerimento prova de que o valor depositado é suficiente para garantia dos créditos tributários anteriores à arrematação.
Devendo haver uma resposta adequada para o caso em questão, com fundamento jurÃdico correto e de relevância, assinale a alternativa correta:
a
O pleito deve ser deferido, uma vez que os créditos tributários relativos a impostos cujo fato gerador seja a propriedade, o domÃnio útil ou a posse de bens imóveis, e bem assim os relativos a taxas pela prestação de serviços referentes a tais bens, ou a contribuiçôes de melhoria, subrogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes, mesmo quando não conste do tÃtulo a prova de sua quitação.
b
O pleito deve ser deferido, uma vez que, no caso de alienação a qualquer tÃtulo, o crédito tributário incidente sobre a propriedade, domÃnio útil ou posse do imóvel alienado judicialmente subroga-se sobre o respectivo preço pago.
c
O pleito deve ser deferido, pois a legislação tributária, no capÃtulo que trata da responsabilidade tributária, determina que, nos chamados "tributos reais" incidentes sobre a propriedade, domÃnio útil ou a posse de bens imóveis, há a subrogação na pessoa dos respectivos adquirentes, salvo se constar do tÃtulo a prova de sua quitação.
d
O pleito não deve ser deferido, uma vez que, existindo créditos tributários incidentes sobre o imóvel, impossÃvel se faz a limitação da responsabilidade tributária dos débitos anteriores à arrematação apenas aos antigos proprietários, pois não se pode dizer que houve subrogação no preço da arrematação conforme já definiu jurisprudência do STJ, entendendo ser possÃvel que o preço da alienação deixe o débito impago.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Administrativo
Em relação à invalidação dos atos administrativos pode-se dizer que:<br />I - No caso de ilegalidade do ato, a própria Administração pode anulá-lo;<br />II - Ocorrendo revogação de ato administrati...
O instituto jurÃdico administrativo, pelo qual o Estado transfere a outra entidade a execução de determinado serviço público, com a particularidade de que para cuja remuneração ela pode cobrar tari...
Em uma concorrência regida pela Lei nº 8.666/93, já ultrapassa a fase de habilitação e abertos os envelopes de proposta dos licitantes, vem ao conhecimento da comissão de licitação um fato sup...
Sobre o direito de greve é correto afirmar-se:
Servidor público da União teve um interesse prejudicado pelo superior hierárquico e, para fazer prova, necessita de uma certidão do órgão onde trabalha. Ao fazer o requerimento pela via administrat...
O servidor do Estado da ParaÃba ocupante de cargo de confiança, que não seja titular de cargo efetivo, NÃO tem direito a licença: