Início
Notícias
Questões
Simulado OAB
Premium
Contato
Entrar
Cadastro
Início
›
Questões
›
Direito Tributário
›
Questão #26709
Plano grátis:
0/10
respostas enviadas hoje (10 restantes).
Assine Premium ilimitado
2023
Direito Tributário
#26709
O princípio da anterioridade, na sistemática tributária em vigor, exige que:
O princípio da anterioridade, na sistemática tributária em vigor, exige que:
a
via de regra, os tributos devam ser cobrados no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os institui, podendo ser aumentados a qualquer tempo, desde que decorrido o prazo de um ano de sua criação;
b
os tributos só possam ser cobrados pelo menos dois anos após a lei que os instituiu, já que princípio da anualidade não foi adotado pela atual Constituição Federal;
c
a própria lei que crie um determinado tributo deva expressamente especificar o momento oportuno para que se efetue a sua cobrança, para que os contribuintes saibam com antecedência o momento exato que deverão ter de recolhê-lo;
d
a lei que crie ou aumente um tributo, ao entrar em vigor, fique com sua eficácia paralisada, até o início do próximo exercício financeiro, quando poderá então incidir e produzir efeitos na ordem jurídica.
Próxima Questão
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Tributário
Dentre outras hipóteses, constitui causa de extinção do crédito tributário:
A União, os Estados, o Distrito Federal e o Município têm competência, cada qual, para instituir determinados tipos de impostos. Com base nisso assinale a alternativa que contenha somente imposto(s...
A prestação de serviços de transporte intermunicipal e interestadual é fato gerador de imposto de competência:
Em quantos anos prescreve o direito de cobrar o crédito tributário:
Certo projeto de lei criando uma "taxa" para remunerar o serviço de processamento da declaração do imposto tem por fato gerador o auferimento de renda superior a 3 mil reais. Noutro dispositivo, cr...
A. R. Laranjeira Ltda., empresa cujo negócio é o provimento de acesso à internet, inconformada com a exigência concomitante de ICMS, pelo fisco estadual, e de ISSQN, pelo fisco municipal, sobre o m...