Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 1035685 -
Direito Tributário
- Banca:
FGV - Fundação Getúlio Vargas
- Prova:
OAB 42
- Data: 17/02/2025
José foi citado, em janeiro de 2022, em uma ação de
José foi citado, em janeiro de 2022, em uma ação de execução fiscal movida pela Fazenda Nacional para cobrança de Imposto sobre a Renda de Pessoa FÃsica (IRPF), cujo débito tributário foi por ele próprio apurado na sua Declaração de Ajuste Anual entregue à Secretaria da Receita Federal do Brasil, em março de 2017 (referente ao ano base de 2016). Sem nada fazer, em março daquele ano, foi intimado da penhora de sua conta bancária. Três meses após a intimação da penhora, José finalmente encontrou a guia DARF do IRPF integralmente paga dentro do prazo, no exato valor apurado como devido naquela declaração de ajuste anual. José, então, o(a) procura para, como advogado(a), adotar a medida processual cabÃvel nos autos daquela ação de cobrança considerada indevida. Diante desse cenário, assinale a afirmativa correta.
a
José deverá oferecer embargos à execução, oportunidade em que poderá alegar a quitação da dÃvida tributária.
b
Por ser matéria de ordem pública, será possÃvel alegar apenas a prescrição daquela ação de execução fiscal, que teria ocorrido em dezembro de 2021.
c
José poderá apresentar uma exceção de pré-executividade, demonstrando documentalmente, por meio da guia DARF, que o imposto havia sido pago tempestivamente.
d
Caberá a José recorrer da decisão que determinou a penhora de sua conta bancária por meio de agravo de instrumento, sob fundamento de quitação da dÃvida tributária.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Tributário
Considerando-se as formas de extinção do crédito tributário, é CORRETO afirmar que
São fontes principais do Direito Tributário:
A isenção, a remissão e a anistia tributárias são institutos que não podem ser confundidos. Assinale a alternativa que os distinga corretamente:
Quanto às imunidades tributárias, é procedente afirmar que:
Um contribuinte sonegou operação tributável e deixou de recolher o imposto devido em determinado exercÃcio financeiro. Passados quatro anos, sob a vigência de alÃquota do imposto e multa por infraç...
Um tributo em que a consistência do fato posto como cerne material da hipótese de incidência é independente ou não vinculada a qualquer atividade estadual, deve ser classificada como: