Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 30456 -
Direito Penal
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Tibúrcio subtraiu para si coisa alheia móvel mediante
Tibúrcio subtraiu para si coisa alheia móvel mediante violência contra a pessoa. Por se tratar de réu primário, com bons antecedentes, maior de dezoito e menor de vinte e um anos de idade, o juiz, atento aos ditames do art. 59 do Código Penal (CP), fixou a pena-base no mÃnimo legal (quatro anos de reclusão), desconsiderando a atenuante da menoridade prevista no art. 65 do CP. Com base na situação descrita, assinale a opção correta.
a
A atenuante da menoridade é imperativa. Assim, se o agente é menor de vinte e um anos de idade na data do fato, a pena deve ser, sempre, atenuada.
b
De acordo com a doutrina e a jurisprudência majoritárias, as atenuantes não podem reduzir a pena aquém do mÃnimo legal.
c
Agravantes e atenuantes são circunstâncias judiciais de incidência obrigatória somente no caso de crime praticado sem violência contra a pessoa.
d
Em qualquer caso, a aplicação da atenuante da menoridade fica a critério do juiz, que tem ampla liberdade na fixação da pena.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Penal
A conduta do funcionário público que, em razão da função exercida, solicita vantagem indevida para si, sem, contudo, chegar a recebê-la, caracteriza, em tese:
Em relação a crimes definidos no Código Penal, numere a coluna de baixo de acordo com a coluna de cima.<br /><br />1. Exigir para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funçã...
É isento de pena:
O CP, em seu art. 121, § 3.º, tipificou o homicÃdio culposo, todavia a Lei n.º 9.503/1997, em seu art. 302, tipificou a conduta de quem causa homicÃdio culposo na direção de veÃculo ...
'Normas penais em branco' são
Um cidadão, por imprudência, destrói um aparelho telefônico alheio. A conduta acima descrita constitui-se em: