Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 13819 -
Direito Penal
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
José está desempregado, doente e sua famÃlia passa por
José está desempregado, doente e sua famÃlia passa por necessidades financeiras agudas. É casado com uma belÃssima mulher, de nome Ana, que o ama muito. João, o vizinho, interessado em manter relacionamento amoroso com Ana, e percebendo que ela ama muito José, passa a induzir José ao suicÃdio, fazendo nascer em sua mente a ideia de suicidar-se. Para tanto João invoca a péssima situação financeira de José. Após fazer nascer em José a ideia do suicÃdio, João passa a instigá-lo ao suicÃdio, incentivando a ideia mórbida pré-existente. Por fim, e passando do auxÃlio moral para o auxÃlio material, João empresta uma corda para que José ceife a própria vida. José dirige-se a um bosque, amarra a corda em um galho alto, sobe em um banquinho e passa a movimentar-se, visando derrubar o banquinho. Ocorre que pelo declive do terreno o banquinho não cai. João, que estava à espreita observando a ação de José, apanha um galho e empurra um dos pés do banquinho, fazendo com que este tombe. José morre asfixiado. Estabelecida essa verdade no inquérito policial, caberá ao Delegado de PolÃcia indiciar João:
a
Por infração ao art. 122 do CP, na modalidade auxiliar ao suicÃdio, com aumento de pena pelo motivo egoÃstico.
b
Por infração ao art. 122 do CP, na modalidade instigar ao suicÃdio, com aumento de pena pelo motivo egoÃstico.
c
Por infração ao art. 122 do CP, na modalidade induzir ao suicÃdio, com aumento de pena pelo motivo egoÃstico.
d
Por infração ao art. 121 § 2º I do CP, homicÃdio doloso qualificado pelo motivo torpe.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Penal
São princÃpios eminentemente de Direito Penal inscritos na Constituição Federal de 1988,
Considere:<br /><br />I. Carta dirigida ao chefe de repartição pública.<br />II. Cheque.<br />III. Testamento particular.<br />IV. Livro Mercantil.<br /><br />Equiparam-se a documento público, para...
Manter pessoa escondida por longo tempo sem que familiares tenham conhecimento do local onde se encontra, caracteriza o delito de:
Em matéria de direito penal:<br /><br />I. Improbidade é desonestidade e relaciona-se com a conduta do administrador e pode ser praticada não apenas pelo agente público, lato sensu, senão também po...
Assinale a alternativa CORRETA:<br /><br />O arrependimento posterior do agente, nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa implica em redução da pena se:
Sobre a fixação das penas, é correto afirmar: