Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 48605 -
Direito Penal
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
AprÃgio Alencar, com 69 (sessenta e nove) anos de idade e,
AprÃgio Alencar, com 69 (sessenta e nove) anos de idade e, Xavier Melão, com (dezenove) anos de idade, no dia 10 de janeiro de 1999, por volta das 23 horas, encontraram aberto o portão da chácara OLHO DE BOTO e dali subtraÃram valioso reprodutor bovino, conduzindo-o até a feira livre de Paracatu - MG, onde venderam o animal e ratearam entre si o dinheiro dali decorrente. Tudo restou devidamente apurado pela autoridade policial, no prazo de 30 (trinta) dias. O Promotor de Justiça ofereceu modelar denúncia e, finalmente, no dia 10 de abril de 2001, o Doutor Juiz proferiu escorreita sentença.
a
AprÃgio Alencar e Xavier Melão certamente foram condenados como autores de furto qualificado e, a pena-base não pode ter sido inferior a 3 (três) anos porque o produto do crime foi transportado para outro Estado. A favor de um e de outro há de ser aplicada a atenuante genérica, eis que AprÃgio Alencar, no dia em que a sentença foi exarada já contava mais de setenta anos de idade e, Xavier Melão, no dia do fato, ainda não havia completado 21 anos de idade.
b
AprÃgio Alencar e Xavier Melão certamente foram condenados como autores de furto qualificado e, a pena-base não pode ter sido inferior a 3 (três) anos porque o produto do crime foi transportado para outro Estado. Houve necessário aumento de pena porque o fato ocorreu durante o repouso noturno. Não houve aplicação de qualquer atenuante, eis que no dia do fato AprÃgio Alencar contava menos de 70 (setenta) anos e, no dia em que a sentença foi exarada, Xavier Melão já havia completado 21 (vinte e um) anos de idade.
c
AprÃgio Alencar e Xavier Melão certamente foram condenados como autores de furto qualificado, com a aplicação de penas de reclusão e multa, variando a pena-base entre 2 (dois) e 8 (oito) anos. A favor de um e de outro a de ser aplicada a atenuante genérica, eis que AprÃgio Alencar, no dia em que a sentença foi exarada já contava mais de 70 (setenta) anos de idade e, Xavier Melão, no dia do fato, ainda não havia completado 21 anos de idade.
d
AprÃgio Alencar e Xavier Melão certamente foram condenados como autores de abigeato ou furto de semovente. Mas, porque primários, o juiz houve por bem substituir a pena de reclusão pela de detenção e como havia aplicado a atenuante genérica prevista no artigo 65, I, do Código Penal, a pena definitiva privativa de liberdade imposta a cada um deles ficou inferior a dois anos.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Penal
"A", condenado irrecorrivelmente no Brasil por vadiagem (trânsito em julgado da sentença em 01.12.96 e cumprimento da pena em 02.02.97), praticou também no Brasil a contravenção de pertu...
Na denominada receptação dolosa imprópria, o sujeito influi para que terceiro de boa-fé adquira, receba ou oculte coisa produto de crime. Qual a situação penal desse terceiro?
O crime de usurpação de função pública pode ser cometido
As penas cominadas aos infratores da Lei 4898/65 (abuso de autoridade) são de ordem:
A exigência da anterioridade da lei é fundamento essencial do princÃpio:
Analise a descrição tÃpica do crime de estupro (Art. 213. Constranger mulher à conjunção carnal, mediante violência ou grave ameaça. Pena: reclusão, de seis a dez anos) e assinale a alternativa cor...