Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 44304 - Direito Constitucional - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Sobre princÃpios fundamentais da Constituição Brasileira, ma...
Sobre princÃpios fundamentais da Constituição Brasileira, marque a única opção correta.
a
Na República Federativa do Brasil, a União exerce a soberania do Estado brasileiro e se constitui em pessoa jurÃdica de Direito Público Internacional, a fim de que possa exercer o direito de celebrar tratados, no plano internacional.
b
A forma republicana não implica a necessidade de legitimidade popular do presidente da República, razão pela qual a periodicidade das eleiçôes não é elemento essencial desse princÃpio.
c
Segundo a doutrina, "distinção de funçôes do poder" e "divisão de poderes" são expressôes sinônimas e, no caso brasileiro, é um dos princÃpios fundamentais da República Federativa do Brasil.
d
A concretização do Estado Democrático de Direito como um Estado de Justiça material contempla a efetiva implementação de um processo de incorporação de todo o povo brasileiro nos mecanismos de controle das decisôes.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Constitucional
Quanto ao Congresso Nacional, considere:<br /><br />I. O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcional...
Legislar sobre jazidas, minas, outros recursos minerais e metalurgia é competência:
Assinale a opção correta a respeito da disciplina constitucional dos empréstimos compulsórios.
Ao dispor que os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituiçôes e leis que adotarem e ao proibir a intervenção federal imotivada, a Constituição confere ao Estado:
Nos termos da Constituição Federal, compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe processar e julgar originariamente: