Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 28568 - Direito Constitucional - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Relativamente ao juiz de paz, a jurisprudência dominante do ...
Relativamente ao juiz de paz, a jurisprudência dominante do Supremo Tribunal Federal entende que:
a
a obrigatoriedade de filiação partidária para os candidatos a juiz de paz decorre do sistema eleitoral constitucionalmente definido.
b
lei estadual que disciplina os procedimentos necessários à realização das eleiçôes para implementação da justiça de paz invade, em ofensa ao princÃpio federativo, a competência da União para legislar sobre direito eleitoral.
c
a fixação, em lei estadual, de condiçôes de elegibilidade para os candidatos a juiz de paz, além daquelas já previstas na Constituição da República, não invade a competência da União para legislar sobre direito eleitoral.
d
lei estadual que define como competências funcionais do juiz de paz a arrecadação provisória de bens de ausentes e vagos, nomeando escrivão ad hoc, e o funcionamento como perito em processos invade, em ofensa ao princÃpio federativo, a competência da União para legislar sobre direito processual civil.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Constitucional
De acordo com a atual Constituição Federal, aponte a alternativa INCORRETA:
Sobre a organização da Federação brasileira, assinale a opção INCORRETA:<br />
De conformidade com a ordem constitucional vigente, dentre os direitos sociais, é assegurado à categoria dos trabalhadores domésticos:
O Ministério Público é instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, regendo-se pelos seguintes princÃpios institucionais:
As medidas provisórias, de acordo com a Constituição Federal,
Projeto de iniciativa do Tribunal de Justiça estadual recebeu emenda parlamentar para atribuir remuneração aos JuÃzes de Paz, matéria não contemplada no projeto original. A emenda