Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 45513 - Direito Constitucional - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
O empréstimo compulsório poderá ser instituÃdo:
O empréstimo compulsório poderá ser instituÃdo:
a
pelas empresas públicas, autarquias e fundaçôes no caso de urgência e interesse público relevante, não sendo necessário que ele seja cobrado no mesmo exercÃcio financeiro em que foi criado.
b
pelos Estados e MunicÃpios para atender a despesas extraordinárias de calamidades públicas, de conflito social ou sua iminência, devendo observar o princÃpio da legalidade.
c
pela União no caso de investimento público de caráter urgente e relevante interesse nacional, observando-se que não poderá ser cobrado no mesmo exercÃcio financeiro em que haja sido publicada a lei que o instituiu.
d
pela União, sempre que houver necessidade de intervenção no domÃnio econômico de interesse de categorias profissionais ou econômicas, devendo observar o princÃpio da legalidade.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Constitucional
Considere as seguintes proposiçôes:<br /><br />I. São servidores públicos: a) os servidores estatutários; b) os empregados públicos; c) os servidores temporários, contratados por tempo determinado ...
Relativamente à possibilidade de extradição de indivÃduos sujeitos a investigação ou processo criminal perante autoridades estrangeiras, a Constituição da República prevê que o estrangeiro que se e...
Dentre as garantias constitucionais do direito de propriedade, prevê-se que:
É reconhecida a instituição do júri pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, com a organização que lhe der a lei, e são assegurados:
Relativamente ao procedimento para edição, revisão ou cancelamento de enunciado de súmula vinculante pelo Supremo Tribunal Federal, prevê a lei de regência da matéria que: