Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 18483 - Direito Constitucional - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
No que diz respeito ao controle da constitucionalidade das l...
No que diz respeito ao controle da constitucionalidade das leis, considere as assertivas abaixo:
I. A ação direta de inconstitucionalidade compreende quatro modalidades: a genérica, a especÃfica, a supridora de omissão e a inominada.
II. À vista da Constituição Federal vigente, temos a inconstitucionalidade por ação ou por omissão, e o controle de constitucionalidade é o jurisdicional combinando os critérios difuso e concentrado.
III. A sentença que decide a inconstitucionalidade na via de exceção tem natureza condenatória e tem eficácia erga omnes.
IV. A sentença que reconhece a inconstitucionalidade por omissão é declaratória quanto a esse reconhecimento, mas não é meramente declaratória porque dela decorre um efeito ulterior de natureza mandamental.
Nesses casos, está correto o que consta APENAS em:
a
II, III e IV.
b
I e III.
c
I e IV.
d
II e IV.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Constitucional
Tratando-se de projeto de lei de iniciativa do Presidente da República sobre aumento de remuneração dos servidores públicos da administração direta da União:
Sobre o controle exercido pelo Tribunal de Contas da União, analise as afirmativas a seguir:<br /><br />I. As multas aplicadas pelo Tribunal de Contas da União têm a eficácia de tÃtulo executivo.<b...
De acordo com a vigente Lei n.º 9.868/1999 - que dispôe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade (ADIn) e da ação declaratória de constitucionalidade (ADC) perante...
Em relação aos direitos constitucionais, assinale a alternativa incorreta:
Medida provisória é editada pelo Presidente da República, criando 20 novas Varas do Trabalho para atender à demanda do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. Essa medida provisória: