Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 37107 -
Direito Administrativo
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Sobre intervenção do Poder Público na Propriedade, é correto...
Sobre intervenção do Poder Público na Propriedade, é correto afirmar que:
a
tombamento é a forma de intervenção na propriedade pela qual o Poder Público procura proteger o patrimônio cultural, com a finalidade de proteger a memória nacional. Pela grande relevância desse instituto, e com base no princÃpio da supremacia do interesse público, não há a necessidade de informar ao proprietário do bem, por meio de notificação, sobre a existência do procedimento de tombamento, principalmente porque o bem continuará na propriedade do particular.
b
é possÃvel a desapropriação de bens públicos na direção vertical das entidades federativas. No entanto, com base no princÃpio federativo e no princÃpio da preponderância dos interesses, é possÃvel MunicÃpio desapropriar bem do Estado, se provado o interesse local.
c
Os institutos do tombamento e da limitação administrativa são instrumentos diversos de intervenção do Estado na propriedade. Quanto aos destinatários dos institutos, pode-se afirmar que o tombamento é ato de limitação individual, e isso porque depende da análise de cada bem a ser tombado, e as limitaçôes urbanÃsticas administrativas são atos gerais e impessoais, e, por conseguinte, incidem sobre coletividades indeterminadas.
d
Conforme jurisprudência dos Tribunais Superiores, Estado e MunicÃpio podem desapropriar bens de empresa pública federal, sem a necessidade de autorização do Presidente da República, pois se trata de entidade de Administração Indireta.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Administrativo
Ao servidor público federal, regido pelo regime jurÃdico da Lei n. 8.112/90, conta-se para todos os efeitos o tempo inteiro, em que o servidor esteve afastado de licença,
Cai a Bastilha e com ela a monarquia francesa. Maria Antonieta sobe o patÃbulo e , orgulhosamente, oferece seu pescoço ao carrasco, que aciona a terrÃvel guilhotina.<br />Esta é, basicamente, um in...
A Administração Pública pode e/ou deve anular os seus próprios atos, eivados de vÃcios, que os tornem ilegais,
De acordo com as atuais regras constitucionais relativas aos servidores públicos da União, regidos pelo regime da Lei nº 8.112/90:
Sobre as empresas públicas e as sociedades de economia mista, é incorreto afirmar:
Nos termos da legislação de regência, o empenho de dotaçôes orçamentárias suplementares, até o limite do seu valor contratual corrigido: