Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 39832 -
Direito Administrativo
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Considerando o poder/dever da Administração Pública de anula...
Considerando o poder/dever da Administração Pública de anular seus próprios atos quando eivados de ilegalidade, é correto afirmar:
a
O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má- fé, nos termos do artigo 54 da Lei n.º 9.784/99.
b
O negócio jurÃdico nulo não é suscetÃvel de confirmação, nem convalesce pelo decurso do tempo, nos termos do artigo 169 do Código Civil.
c
O ato nulo não produz efeitos. Proclamada a nulidade esta retroage a origem do ato (ex tunc), invalidando as consequências passadas presentes e futuras, desfazendo todos os vÃnculos entre as partes, obrigando a reposição das coisas ao seu "status quo ante", inclusive em relação a terceiros que não podem invocar o desconhecimento da nulidade do ato para furtar-se a sua incidência.
d
Nos termos da Súmula n.º 473 do STF, a Administração pode anular seus próprios atos, sendo irrelevante, para esta finalidade, a distinção entre ilegalidade e inconveniência.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Administrativo
A administração pública firmou contrato com empresa privada para a exploração de serviço público de transporte de passageiros.<br />O contrato contém cláusula na qual se afirma que a exploração do ...
Quanto aos deveres do administrador público, é INCORRETO afirmar que o dever de
São condutas vedadas ao magistrado, EXCETO:
Sobre a modalidade licitatória denominada pregão, é correto afirmar que:
Leia as afirmaçôes seguintes:<br />I. é possÃvel a concessão de efeito financeiro retroativo nos contratos firmados pela Administração Pública com dispensa ou inexigibilidade de licitação;<br />II....
A declaração de nulidade do contrato administrativo opera ex tunc, retroativamente, impedindo os seus efeitos jurÃdicos, mas quanto ao dever de indenizar o contratado, pelo que ele houver até então...