Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 41362 - Direito Administrativo - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Atenção: Para responder à questão, considere a situação abai...
Atenção: Para responder à questão, considere a situação abaixo descrita:
Um municÃpio editou nova lei de uso e ocupação do solo, em que previa uma categoria especial de uso denominada "X1 ", para determinados imóveis urbanos de "excepcional beleza paisagÃstica", assim definidos os que contivessem espécimes vegetais ameaçados de extinção e que, cumulativamente, mantivessem em 50% (cinquenta por cento) de sua área vegetação natural nativa. O enquadramento nessa categoria dependeria de análise prévia do poder executivo, que escolheria livremente os imóveis entre aqueles que respeitassem os requisitos legais. Para os imóveis que se enquadrassem na categoria "X1 ", vedavam-se a construção de novas edificaçôes e outros usos que não o residencial.
Jorge é proprietário de imóvel localizado na área urbana municipal. Desde antes da edição da lei, explorava economicamente o imóvel, mantendo ali um restaurante. Após a edição da lei, Jorge formulou dois requerimentos à Prefeitura: o primeiro, de renovação do alvará de funcionamento de seu restaurante, cujo prazo estava em vias de se esgotar; o se gundo, da outorga de licença de construção para ampliação das instalaçôes. Ambos os requerimentos foram negados, sob o argumento de que o imóvel fora enquadrado na categoria "X1 ", do que Jorge não fora informado.
A proibição de novas edificaçôes, de acordo com a nova legislação de uso e ocupação do solo,
a
justifica-se pela função do municÃpio de disciplinar os direitos dos particulares, dentre os quais o de propriedade, no exercÃcio de seu poder de polÃcia.
b
justifica-se pelo domÃnio mantido pelo municÃpio sobre todos os imóveis em sua área urbana, por conta do princÃpio da supremacia do interesse público.
c
justifica-se pela possibilidade de o municÃpio agir em defesa do patrimônio natural, atividade na qual não precisa respeitar os limites inerentes à legalidade.
d
é ato abusivo e injustificável, pois o municÃpio nunca teria o poder de impor restriçôes absolutas ao direito de construir.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Administrativo
O processo administrativo preconiza a adequação entre meios e fins, sendo vedada a imposição de obrigaçôes, restriçôes ou sançôes em proporção superior àquelas que sejam estritamente necessárias ao...
É um atributo do poder de polÃcia a:
São pressupostos básicos do desenvolvimento organizacional:
É norma prevista na Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92):
Nos termos da Lei n. 8.666/1993, a duração dos contratos regidos por esse Estatuto deve observar a vigência dos respectivos créditos orçamentários. Tal regra:
No que diz respeito ao empenho da despesa, pode-se afirmar que