Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 86329 - Direito Trabalhista - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Para responder à questão, considere o texto abaixo.
"C - SISTEMAS DE JUSTA CAUSA. Há sistemas jurÃdicos chamados genéricos nos quais não existe enumeração das figuras de justa causa. A lei limita-se a conceituar justa causa ou, sem coneituá-la, simplesmente indicar os seus efeitos. Exemplifique-se com a Lei do Contrato de Trabalho de Portugal, com a seguinte noção legal: "Considera-se justa causa o comportamento culposo do trabalhador que, pela sua gravidade e consequências, torne imediata e praticamente impossÃvel a subsistência da relação de trabalho". Outro exemplo é o da lei da França, que permite as dispensas individuais havendo causa real e séria. Não é demais acrescentar a lei da Alemanha, segundo a qual a dispensa é autorizada por motivo de justificado interesse social. Em cada caso concreto o conteúdo desses conceitos é preenchido segundo a avaliação dos interessados, cabendo a interpretação definitiva do juiz.
Em outros sistemas jurÃdicos, denominados taxativos, a lei enumera as hipóteses de justa causa, à s vezes tipificando-as, isto é, descrevendo o fato, outras vezes simplesmente denominando-o sem descrevê-lo, como em nosso direito. Nada impede ainda que o sistema jurÃdico de um paÃs adote um critério misto, combinação das duas formas anteriores. Como em nossa lei é seguido o critério taxativo, não é de maior importância conceituar justa causa. É mais importante indicar as suas figuras e explicar o "nomen juris" usado pela lei. Outra consequência do sistema taxativo é que só será justa causa aquela contida em lei. Não nos parece viável dar validade a figuras de justa causa previstas de outro modo, em convençôes coletivas, no regulamento da empresa ou no contrato individual, diante da taxatividade que implica a observância do princÃpio, análogo ao do direito penal, da anterioridade: "nulla justa causa sine lege" (Amauri Mascaro Nascimento. Iniciação ao Direito do Trabalho).
De acordo com o texto apresentado, pode-se afirmar a respeito da justa causa para dispensa de empregado no regime jurÃdico brasileiro que:
a
a legislação trabalhista brasileira adota, quanto ao conceito de justa causa, o chamado sistema hÃbrido de conceituação.
b
diante do sistema rÃgido adotado pela lei brasileira importa, acima de tudo, conceituar a justa causa e indicar os seus efeitos.
c
o Brasil segue, no que se refere ao conceito de justa causa para dispensa de empregados, os modelos europeus de Portugal, França e Alemanha, segundo os quais: "nulla justa causa sine lege".
d
o Brasil adota o critério taxativo de justa causa, daà decorrendo que só se pode admitir como justa causa uma das figuras expressamente previstas na lei.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Trabalhista
A Consolidação das Leis do Trabalho prevê o pagamento do adicional de insalubridade em graus mÃnimo, médio e máximo da seguinte forma:
Entre duas jornadas de trabalho, haverá, para descanso, um perÃodo mÃnimo de:
Dentre as caracterÃsticas dos contratos de trabalho está:
Relativamente às férias, é correto afirmar que:
O artigo 831 da CLT dispôe que: "A decisão será proferida depois de rejeitada pelas partes a proposta de conciliação". Contudo, havendo conciliação: