Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 86962 - Direito Trabalhista - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
À luz da Lei nº 7.783/89 (Lei de Greve), é INCORRETO af...
À luz da Lei nº 7.783/89 (Lei de Greve), é INCORRETO afirmar:
a
São assegurados aos grevistas, dentre outros direitos: o emprego de meios pacÃficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve, bem como a arrecadação de fundos e a livre divulgação do movimento. Porém, em nenhuma hipótese os meios adotados por empregados e empregadores poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais de outrem. É vedado à s empresas adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento. Ademais, é certo que as manifestaçôes e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa.
b
Durante a greve, o sindicato ou a comissão de negociação, mediante acordo com a entidade patronal ou diretamente com o empregador, manterá em atividade equipes de empregados com o propósito de assegurar os serviços cuja paralisação resultem em prejuÃzo irreparável, pela deterioração irreversÃvel de bens, máquinas e equipamentos, bem como a manutenção daqueles essenciais à retomada das atividades da empresa quando da cessação do movimento. Não havendo acordo, é assegurado ao empregador, enquanto perdurar a greve, o direito de contratar diretamente os serviços necessários a que se refere este artigo.
c
São considerados serviços ou atividades essenciais, dentre outros: assistência médica e hospitalar; tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica; telecomunicaçôes; processamento de dados em geral; controle de tráfego aéreo; e transporte coletivo. Na greve em serviços ou atividades essenciais, ficam as entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mÃnima de setenta e duas horas da paralisação.
d
Constitui abuso do direito de greve a manutenção da paralisação após a celebração de acordo, convenção ou decisão da Justiça do Trabalho. Na vigência de acordo, convenção ou sentença normativa não constitui abuso do exercÃcio do direito de greve a paralisação que tenha por objetivo exigir o cumprimento de cláusula ou condição, bem assim aquela que seja motivada pela superveniência de fato novo ou acontecimento imprevisto que modifique substancialmente a relação de trabalho.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Trabalhista
Nos contratos de subempreitada responderá o subempreiteiro pelas obrigaçôes derivadas do contrato de trabalho que celebrar, cabendo aos empregados reclamar contra o
Marque a alternativa correta, de acordo com o que estipula a Lei 8.036/90.
A decisão do Juiz-Presidente da Junta de Conciliação e Julgamento que julga improcedente os embargos à execução opostos por empresa que teve seus bens penhorados comporta:
Assinale a alternativa correta.A solidariedade quanto ao cumprimento das obrigaçôes trabalhistas exige:
Empregado doméstico é o que presta à pessoa ou à famÃlia, no âmbito residencial destas e cuja força de trabalho não é utilizada como fator de produção. Assinale a alternativa CORRETA: