Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 79230 -
Direito Processual Penal
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Um promotor de justiça, analisando os autos de inquérito
Um promotor de justiça, analisando os autos de inquérito policial dos quais consta ter havido um fato que encontra tipicidade na definição legal do crime de extorsão, não vislumbrou elementos convincentes de que os dois indiciados, que estão soltos, o tivessem praticado, mesmo após lhe terem sido devolvidos os autos com o resultado das diligências complementares, inclusive acareaçôes, realizadas pela PolÃcia. Desse modo, ao invés de denunciá-los, requereu que os autos fossem arquivados, o que não foi deferido pelo juiz. Em relação ao caso é verdadeiro afirmar:
a
errou o juiz, ao indeferir o pedido de arquivamento dos autos de inquérito policial, porque estava obrigado a determinar essa providência, à luz do Código de Processo Penal.
b
mesmo não estando pessoalmente convencido quanto a serem os indiciados os autores do crime, o promotor deveria tê-los denunciado, em razão do fumus boni juris e do periculum in mora.
c
o juiz estava obrigado a atender ao requerimento do promotor de justiça, conforme lhe determina o Código de Processo Penal, porém, deveria submeter o assunto ao Chefe do Ministério Público.
d
o promotor usou de uma faculdade assegurada no Código de Processo Penal, ao requerer o arquivamento dos autos de inquérito policial, ante o que, o juiz, sem estar obrigado ao deferimento, teria que encaminhar o assunto ao Procurador Geral de Justiça.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Processual Penal
Promotor de Justiça J, no plantão de fim de semana, pronuncia-se sobre auto de prisão em flagrante.
Habeas corpus impetrado em favor de depositário, cuja prisão foi decretada por Juiz do Trabalho, em processo de execução de sentença trabalhista, deve ser julgado pelo:
Segundo orientação do Superior Tribunal de Justiça, compete à justiça federal, e não à justiça estadual, julgar processo por
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto abaixo:<br />O réu afiançado não poderá, sob pena de quebramento da fiança, mudar de residência, sem prévia permissão da autoridad...
Durante a instrução criminal, após a inquirição do réu, o juiz determinou sua retirada da sala de audiências. O motivo legal para tal decisão foi:
De posse de mandado de prisão expedido por autoridade judiciária, a Autoridade Policial, após um dia inteiro de investigaçôes, localiza a pessoa a ser presa, que se encontra na casa de sua mãe, ass...