Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 9867 -
Direito Processual Civil
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Instaurado processo de execução entre C e D, fundado em tÃtu...
Instaurado processo de execução entre C e D, fundado em tÃtulos extrajudiciais (notas promissórias), as partes celebraram transação, concretizada sob a forma de petição dirigida ao juÃzo, subscrita pelo advogado do credor e pelas partes, ali se pactuando o parcelamento do débito, a ser liquidado em doze prestaçôes. O juiz homologou o acordo por sentença irrecorrida. Após o pagamento de quatro prestaçôes, D deixou de efetuar o pagamento, levando o credor a requerer o prosseguimento da execução pelo saldo, efetuando-se a penhora de bens do devedor. D ofereceu embargos, alegando que o acordo seria inválido porque, estando desassistida por seu advogado, não fora advertida de que poderia opor embargos à execução. Assim, sua declaração de vontade emanara de erro substancial: o desconhecimento de seu direito à defesa no processo de execução que lhe havia sido proposto inicialmente. O juiz rejeitou os embargos, havendo D interposto recurso da sentença. Em face da situação apresentada, julgue os itens seguintes.
I. Somente se a transação houvesse sido previamente anulada, a matéria poderia ser alegada nos embargos do devedor.
II. Os embargos do devedor, na hipótese, não são admissÃveis para obter a anulação de transação, somente sendo cabÃveis aqueles pelos fundamentos taxativamente previstos no Código de Processo Civil (CPC).
III. A sentença homologatória da transação pode ser rescindida por ação rescisória, no prazo de dois anos de seu trânsito em julgado.
IV. A hipótese trata de execução de tÃtulo extrajudicial porque fundada originariamente em tÃtulos extrajudiciais, não perdendo essa condição em razão da transação efetivada pelas partes e devidamente homologada pelo juiz.
V. A alegação de erro feita por D - desconhecimento de que lhe era dado defender-se da execução - constitui erro de direito, não podendo ser alegada como causa de anulabilidade da transação.
Estão certos apenas os itens:
a
I, II e V.
b
I, III e IV.
c
I, IV e V.
d
II, III e IV.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Processual Civil
Na formação do convencimento do juiz, no âmbito do direito processual, para demonstração da verdade de uma situação de fato, deduzida na inicial ou na contestação:
Cabe à parte propor a ação principal, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data da efetivação da medida cautelar, quando esta for concedida em procedimento preparatório.
Sobre processo de execução, assinale a alternativa CORRETA:
Quanto à execução, é CORRETO afirmar:<br />I - do auto de penhora e de avaliação será de imediato intimado o executado, na pessoa de seu advogado, ou, na falta deste, o seu representante legal, ou ...
São açôes executivas lato sensu
Sobre a disciplina legal da tutela antecipada, assinale a alternativa incorreta: