Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 29135 -
Direito Penal
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Acerca dos princÃpios do Direito Penal, assinale a
Acerca dos princÃpios do Direito Penal, assinale a alternativa CORRETA:
a
O princÃpio do caráter fragmentário do Direito Penal estabelece que todo ilÃcito penal será também ilÃcito perante os demais ramos do Direito e a recÃproca é verdadeira.
b
O princÃpio da insignificância dispôe que o Direito Penal não deve se ocupar com assuntos irrelevantes e funciona como causa de exclusão de tipicidade. Porém, não se admite sua aplicação a crimes praticados com emprego de violência à pessoa ou grave ameaça.
c
O princÃpio da insignificância ou criminalidade de bagatela confunde-se com o conceito das infraçôes de menor potencial ofensivo, porque o Direito Penal não deve se ocupar de matérias sem relevância.
d
A mÃnima ofensividade da conduta, a ausência de periculosidade social da ação e a inexpressividade da lesão jurÃdica constituem os requisitos de ordem objetiva para aplicação do princÃpio da insignificância, não se exigindo nenhum outro requisito subjetivo.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Penal
São crimes contra a economia popular, exceto:
Em tema de crime contra a honra, analise:<br />I. A calúnia e a difamação distinguem-se da injúria porque, nas duas primeiras, há imputação de fato desonroso enquanto, na última, há mera atribuição...
"A" é condenado, em primeira instância, a seis meses de detenção. O prazo da prescrição, segundo a pena imposta, é de dois anos. Somente a acusação interpôe apelação, visando à elevação d...
Com relação ao inquérito policial, considerando a legislação pertinente, a doutrina e a jurisprudência do STJ, assinale o correto.
Para formação do nexo de causalidade, no sistema legal brasileiro, a superveniência de causa relativamente independente:
Acerca da subsunção de alguém ao conceito de funcionário público para efeitos penais e suas consequências jurÃdicas, a única assertiva correta é a seguinte: