Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 21234 -
Direito Penal
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Acerca da subsunção de alguém ao conceito de funcionário
Acerca da subsunção de alguém ao conceito de funcionário público para efeitos penais e suas consequências jurÃdicas, a única assertiva correta é a seguinte:
a
alguém que exerça um cargo em comissão da administração direta considera-se também funcionário público e estará sujeito às mesmas penas previstas para outros funcionários públicos que detenham, ou não, cargo em comissão.
b
somente se consideram funcionários públicos para efeitos penais aqueles cujo acesso ao cargo tenha se dado através de concurso público.
c
parlamentares, por serem membros de Poder, só se consideram funcionários públicos quando figurarem na qualidade de sujeito passivo do crime. Assim, podem ser vÃtimas de desacato, mas na hipótese de se apropriarem de dinheiro público, será configurado o crime previsto no art. 155 do Código Penal (furto) e não no art. 312 (peculato).
d
jurados e mesários, ainda que desempenhem função pública de modo temporário, estão insertos no conceito de funcionário público.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Penal
Antônio, proprietário de um bar na zona do baixo meretrÃcio, na cidade, serviu cerveja a um menor de 16 anos, dentro de seu estabelecimento, à s 17:30 horas de um domingo.<br /><br />No momento em q...
À luz da Lei n.º 6.368/76, a conduta de quem induz alguém a usar entorpecente
Assinale a alternativa CORRETA a respeito de tentativa e consumação do crime:
O particular que, agindo em concurso com funcionário público e em razão da função por este exercida, exige, para outrem, vantagem indevida comete o crime de
Assinale a alternativa correta<br /><br />Relativamente às sançôes aplicadas por infração à Lei 4.898, de 9 de dezembro de 1965 (Abuso de Autoridade), é correto afirmar que:<br />
O Juiz das Execuçôes Penais concederá livramento condicional quando o condenado: