Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 99728 - Direito em Geral - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Comple-mentar nº ...
A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Comple-mentar nº 101/2000) implantou um sistema de gestão fiscal, fundado na transparência e na responsabilidade. Assim, pode-se afirmar que:
a
A Lei de Responsabilidade Fiscal não contém disposiçôes penais, mas apresenta comandos impositivos de responsabilidade e sançôes institucionais e estruturais, como as previstas nos artigos 11, 23, § 3º, 40,§ 9º e 51,§ 2º.
b
Esta lei introduziu no Brasil, pela primeira vez, a responsabilidade civil do mau gestor fiscal que poderá, agora, responder pessoalmente com seus bens para reparar danos sofridos pela administração pública.
c
O Código de Gestão Fiscal, como também é conhecida a Lei de Responsabilidade Fiscal, só inovou em termos de responsabilidade penal dos agentes gestores, pois ampliou as hipóteses de tipos penais no Código Penal, no Decreto-Lei 201/67 (Crimes de Prefeitos e Vereadores) e na Lei nº 1079/50 (Crimes de Responsabilidade).
d
A responsabilidade do gestor público, seja no âmbito penal,seja na esfera administrativa, dependerá de prévia constatação do ilÃcito pelo Tribunal de Contas, nos termos do artigo 71, inc. II da Constituição Federal.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito em Geral
NO PROCESSO ELEITORAL:
O médico que, numa cirurgia, sem intenção de matar, esqueceu uma pinça dentro do abdômen do paciente, ocasionando-lhe infecção e a morte, agiu com:
Quanto aos crimes funcionais:<br /><br />I – O procedimento especial previsto no art. 514 do CPP aplica-se a todos os crimes funcionais, sejam afiançáveis ou inafiançáveis;<br />II – Os...
O conceito de poluição constante no artigo 3.º da Lei n.º 6.938/81 (Lei da PolÃtica Nacional do Meio Ambiente), implica:
O litisconsórcio qualifica-se pela presença de mais de um autor e/ou de mais de um réu nos pólos e/ou passivo da relação jurÃdico-processual. Com base nesse apontamento, podemos afirmar: