Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 16527 - Direito Constitucional - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Sobre a repartição constitucional de competências entre os e...
Sobre a repartição constitucional de competências entre os entes federados, é correto afirmar que:
a
a competência da União, no âmbito da legislação concorrente, limita-se ao estabelecimento de normas gerais, sem prejuÃzo de poder editar normas especÃficas relativamente à s suas peculiaridades e à s peculiaridades do Distrito Federal.
b
a competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência complementar de os Estados legislarem em função das suas peculiaridades e das peculiaridades dos seus respectivos MunicÃpios.
c
a eventual inexistência de lei federal sobre normas gerais permite aos Estados o exercÃcio de competência legislativa plena, para atender à s suas peculiaridades e à s peculiaridades dos seus respectivos MunicÃpios.
d
lei complementar pode autorizar os Estados a legislar sobre questôes especÃficas das matérias relacionadas entre as competências legislativas privativas da União, como, por exemplo, autorizar os Estados a instituir piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Constitucional
São cláusulas constitucionais pétreas, exceto:
Assinale como falso ou verdadeiro cada um dos complementos do enunciado: É requisito desnecessário à nomeação de um advogado para o cargo de Juiz de um Tribunal de 2º grau, através do quinto C...
É correto afirmar que os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniôes, palavras e votos e, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento p...
De acordo com o texto constitucional, e relativamente aos direitos sociais, é livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:
A Constituição brasileira impôe ao constituinte derivado limitaçôes: