Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 57076 - Direito Constitucional - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Com base na Constituição da República Federativa do Brasil d...
Com base na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas atualizaçôes, assinale a afirmativa incorreta.
a
Não é possÃvel a edição de medidas provisórias pelos governadores dos Estados-membros, mesmo que haja previsão expressa na Constituição Estadual.
b
A Constituição Federal, ao conferir aos Estados-membros a capacidade de auto-organização e autogoverno, impôe a observância de vários princÃpios, entre os quais o pertinente ao processo legislativo, de modo que o legislador estadual não pode validamente dispor sobre as matérias reservadas à iniciativa privativa do Chefe do Executivo.
c
A jurisprudência dos tribunais superiores considera as regras básicas de processo legislativo previstas na Constituição Federal como modelos obrigatórios à s leis orgânicas dos MunicÃpios.
d
O Poder Constituinte Estadual é denominado de “derivado decorrente”, pois consiste na possibilidade que os Estadosmembros têm de se auto-organizarem por meio de suas respectivas constituiçôes estaduais, sempre respeitando as regras limitativas estabelecidas pela Constituição Federal.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Constitucional
Por meio de representação do Procurador Geral da Republica, o Supremo Tribunal Federal não pode declarar a inconstitucionalidade de normas constantes de:
A criação de novos municÃpios:
O poder de presidir diretamente a investigação de crimes comuns é deferido expressamente pela Constituição Federal às seguintes autoridades:
Considere a afirmação abaixo e assinale a hipótese correta:<br />Todos os julgamentos dos órgãos do poder judiciário serão públicos e fundamentadas as decisôes, podendo a lei:
Os Tribunais Regionais do Trabalho: