Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 26329 -
Direito Civil
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Quanto ao dano moral e sua indenizabilidade, é correto afirm...
Quanto ao dano moral e sua indenizabilidade, é correto afirmar que
a
foi expressamente previsto na Constituição Federal de 1988, para o caso de ocorrer violação à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem do cidadão, mas há necessidade de lei regulamentadora, a qual, até o momento, ainda não foi editada.
b
está expressamente previsto no Código Civil, compondo a responsabilidade civil por atos ilÃcitos, podendo ser pedido conjuntamente com a indenização por danos materiais, conforme construção jurisprudencial recente.
c
está expressamente previsto na legislação ordinária, compondo a responsabilidade civil por atos ilÃcitos, devendo ser pedido isoladamente, isto é, não sendo possÃvel o pedido cumulado de indenização por danos materiais e morais.
d
foi expressamente previsto pela Constituição Federal de 1988 e pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal nº 8.078/90), apesar de, anteriormente, já estar sendo reconhecido por uma firme corrente jurisprudencial.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Civil
Maria das Dores adquire um apartamento e logo após doa o bem à sua filha Maria de Fátima, que aceita o negócio jurÃdico, estipulando em favor da doadora usufruto deste bem imóvel. O instituto em an...
Presume-se concebido na constância do casamento:
Na responsabilidade civil, a indenização por dano moral<br />
Roberto e Joana, por instrumento público, doaram, com reserva de usufruto, um imóvel a Pedro e Carlos, com expressa referência a que 'caso ocorra o falecimento de qualquer um dos doadores, o us...
A ação de separação judicial pode ser proposta por qualquer dos cônjuges, imputando ao outro ato que caracterize grave violação dos deveres do casamento:
Aquele que, em virtude de sua situação de dependência econômica ou de vÃnculo de subordinação em relação a uma outra pessoa, exerce sobre o bem, não uma posse própria, mas a posse desta última e em...