Questão: 68971 - História - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Instruçôes: Para responder às questôes de números 75 a 77 considere o texto abaixo.

A denominação “República dos coronéis” refere-se aos coronéis da antiga Guarda Nacional que eram em sua maioria proprietários rurais com base local de poder. A expressão pode prestar-se a equívocos porque se, de um lado, o fenômeno do coronelismo se associa à Primeira República, de outro “pertenceu” aos “coronéis”.
Expliquemos melhor essa distinção. O coronelismo representou uma variante de uma relação sociopolítica mais geral – o clientelismo –, existente tanto no campo como nas cidades. Essa relação resultava da desigualdade social, da impossibilidade de os cidadãos efetivarem seus direitos, da precariedade ou inexistência de serviços assistenciais do Estado, da inexistência de serviços públicos. (...)
Do ponto de vista eleitoral, o “coronel” controlava os votantes em sua área de influência. Trocava votos em candidatos por ele indicados por favores tão variados como um par de sapatos, uma vaga no hospital ou um emprego de professora. (...)
(Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009, p. 263
Um professor forneceu o texto acima e solicitou que os alunos:
− procurassem mais informaçôes sobre os fenômenos do clientelismo e do coronelismo na Primeira República e
− pesquisassem sobre as práticas políticas atuais no Brasil e debatessem a questão: o clientelismo e o coronelismo existem, ainda hoje, no Brasil?
Com base no texto e no conhecimento da realidade política brasileira, é possível afirmar que, partindo do resultado das atividades, os alunos, durante o debate, fizeram o seguinte comentário:

  • a
  • b
  • c
  • d
  • e
  • Próxima Questão

    Respostas corretas: 0

    Respostas erradas: 0

    Percentual de acertos: 0 %

    Reiniciar Desempenho

    Comente sobre essa questão

    Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre essa questão. Seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.