Questão: 68816 - História - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

(...) Parecerá incrível nas futuras idades, o como se pode obrar tanto nos edifícios, que repentinamente se levantarão nas duas praças que se tem em Lisboa, que são o Terreiro do Paço, e o Rocio; mas estes milagres da arte, e diligência, soube conseguir o Senado para obedecer às ordens de um Soberano, que por influxo de suas palavras conseguiu o vencer-se as demoras do tempo, e os embaraços do terreno, não havendo obstáculo, que não fosse superado, para administrarmos naquele fausto e sacratíssimo dia a mais sagrada e lustrosa Procissão para o Triunfo do Senhor Sacramentado. Devemos crer e persuadirmos, que se os romanos vissem a Lisboa, e vissem só uma parte daquele plausível dia, perderiam soberba, com que ainda se lembram o triunfo dos Emilios. E da pompa com que se celebram os Cesares, as solenidades que dedicavam as suas falsas Divindades, das festivas entradas dos Titos, e Vespasiano, de que as Histórias daquele prostrado Império fazem agradecida memória; porque na cabeça do mundo gastarão largos anos para levantar arcos e pirâmides. Mas em Lisboa Ocidental se fabricarão máquinas em quatro semanas, que servindo em poucas horas merecerão o aplauso de muitos séculos.
(Inácio Barbosa Machado, na História Crítico-Chronológica da Instituiçam da Festa, Prossiçam, e Officio do Corpo Santíssimo de Christo no Venerável Sacramento da Eucharistia, foi publicado no ano de 1759)
A noção de memória encontrada nessa fonte histórica é contrária à concebida por Le Goff, pois:

  • a
  • b
  • c
  • d
  • e
  • Próxima Questão

    Respostas corretas: 0

    Respostas erradas: 0

    Percentual de acertos: 0 %

    Reiniciar Desempenho

    Comente sobre essa questão

    Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre essa questão. Seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.