Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 86812 - Direito Trabalhista - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Mariana trabalhava para determinado órgão federal, desde out...
Mariana trabalhava para determinado órgão federal, desde outubro de 1980, na função de técnica em circuito impresso, sob o regime jurÃdico celetista. Em abril de 2003, foi extinto o contrato individual de trabalho de Mariana, que passou a ser regida pelo Regime JurÃdico Único dos Servidores Públicos Civis Federais. Concomitantemente, Mariana trabalhava como professora para a pessoa jurÃdica Zeugma, que atua no ramo de cursos profissionalizantes. Entre agosto de 2000 e fevereiro de 2004, Mariana trabalhou como coordenadora do curso, fazendo jus a uma gratificação de 50% de sua remuneração normal, pelo exercÃcio dessa função, que, todavia, nunca foi paga por Zeugma. Em janeiro de 2004, Mariana foi demitida sem justa causa por Zeugma, que pagou suas verbas rescisórias perante o sindicato da categoria, tendo Mariana ressalvado o não pagamento, na época oportuna, da gratificação pelo exercÃcio da atividade de coordenação, no Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, e o recolhimento irregular da contribuição do FGTS.
Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.
a
Se Mariana ajuizar reclamação trabalhista, em janeiro de 2006, pleiteando o recebimento da gratificação pelo exercÃcio da atividade de coordenadora, e forem declaradas prescritas as parcelas anteriores a janeiro de 2001, estará prejudicada a pretensão de condenação de Zeugma ao recolhimento da contribuição do FGTS, relativamente à s parcelas prescritas.
b
O prazo para que Mariana reclame contra o não recolhimento da contribuição do FGTS por Zeugma é de trinta anos a contar da data da extinção do contrato de trabalho.
c
No tocante ao vÃnculo existente entre Mariana e o órgão da administração pública federal, a continuidade da relação jurÃdica, após a extinção do contrato individual de trabalho, mesmo que sobre outra base normativa, interrompe a fluência do prazo prescricional, relativamente a pretensôes exsurgidas durante a vigência do regime celetista, até o término da relação jurÃdica estatutária.
d
Não haverá interrupção do prazo prescricional, se Mariana ajuizar reclamação trabalhista contra Zeugma e essa reclamação for arquivada.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Trabalhista
Quanto a créditos resultantes das relaçôes de trabalho no âmbito urbano, a ação tem o prazo prescricional de
Assinale, a respeito da convenção coletiva de trabalho, a alternativa INCORRETA:
Leia as proposiçôes de I a V, escolhendo depois, dentre as alÃneas "a" a "e" a unica alternativa completamente correta, partindo da seguinte premissa: "Equiparam-se também ...
A transferência do empregado é vedada quando:
Verifique as seguintes proposiçôes:<br />I - O fato de o empregador cobrar parcialmente ou não importância pelo transporte fornecido para local de difÃcil acesso, ou não servido por transporte regu...