Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 21687 -
Direito Processual Civil
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Carlos propôs ação de divórcio em face de Maria, afirmando q...
Carlos propôs ação de divórcio em face de Maria, afirmando que as partes estavam separadas há mais de quatro anos, que Maria teve conduta desonrosa e que violou gravemente os deveres conjugais, tornando insuportável a vida em comum. A ré contestou e reconveio, postulando a decretação do divórcio por culpa do marido, havendo o juiz indeferido a reconvenção, entendendo faltar interesse processual à reconvinte, que interpôs agravo retido.Produzidas as provas, o juiz sentenciou, decretando o divórcio com fundamento exclusivo na separação de fato, pelo prazo legal, assegurando à mulher o direito a alimentos e à faculdade de conservar o nome de casada. Condenou a ré nas custas processuais e nos honorários de advogado fixados em 10% do valor da causa. O autor apelou, pleiteando que o divórcio fosse decretado com base na culpa da ré, a fim de que esta perdesse o direito a alimentos e ao nome de casada. Nas contra-razôes, a apelada reiterou o agravo retido, para que fosse apreciado, caso fosse provido o apelo do autor.Acerca da situação hipotética acima, assinale a opção incorreta.
a
Cada um dos fatos alegados por Carlos para fundamentar o pedido de divórcio - separação de fato por quatro anos, conduta desonrosa da mulher e violação dos deveres conjugais -constitui uma causa petendi própria, sendo cada um deles causa suficiente e autônoma a embasar o pedido do autor.
b
O agravo é o recurso próprio contra o indeferimento liminar da reconvenção, apesar de a decisão equivaler, em sua natureza, à sentença que pôe fim ao processo sem julgamento de mérito.
c
Maria deveria interpor recurso adesivo para que o agravo retido pudesse ser conhecido pelo tribunal como preliminar de apelação, em vez de reiterá-lo nas contra-razôes de recurso.
d
O juiz agiu acertadamente ao indeferir de plano a reconvenção, já que o divórcio somente pode ser concedido com base em separação de fato, sendo irrelevante a alegação de culpa de qualquer das partes.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Processual Civil
Quanto ao cumprimento de tÃtulo executivo judicial, que imponha obrigação de pagar ao devedor:
Dentre outras possibilidades jurÃdicas, a execução fiscal poderá ser promovida contra:
Cada questão é composta por três conjuntos. Cada conjunto é formado por dois perÃodos independentes. Para que um conjunto esteja certo, é indispensável que ambas as assertivas estejam corretas.<br ...
Assinale a alternativa correta, quanto à antecipação de tutela prevista no artigo 273 do Código de Processo Civil:
Recurso extraordinário e recurso especial:
O portador de um cheque prescrito propôe ação executiva: (Marque a opção correta):