Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 55309 -
Direito Penal
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Assinale a opção correta quanto ao inquérito e à ação penal.
Assinale a opção correta quanto ao inquérito e à ação penal.
a
A Lei n. 9.099/1995 não se aplica aos crimes sujeitos a ritos especiais, inclusive àqueles apurados mediante ação penal exclusivamente privada, como os crimes contra a honra.
b
A Constituição assegura ao preso o direito de ser informado dos seus direitos. Por tal razão, o Supremo Tribunal Federal entende que a oponibilidade do sigilo do inquérito prevalece em relação ao indiciado solto.
c
Os crimes definidos na Lei n. 8.666/93 não admitem ação penal privada subsidiária da pública, caso não ajuizada no prazo legal pelo Ministério Público.
d
O privilégio contra a auto-incriminação (nemo tenetur se detegere), erigido em garantia fundamental pela Constituição, além da inconstitucionalidade superveniente da parte final do art. 186 CPP, importou compelir o inquiridor, na polícia ou em juízo, ao dever de advertir o interrogado do seu direito ao silêncio. A falta da advertência, e da sua documentação formal, faz ilícita a prova.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Penal
Assinale a alternativa INCORRETA.<br /><br />São circunstâncias que sempre atenuam a pena:
Nos crimes de mera conduta, o legislador só descreve o comportamento do agente, não havendo resultado naturalístico. Tal assertiva é:
Marque a alternativa correta.
Supondo ser a sua, o agente retira da esteira de um aeroporto a mala pertencente a outra pessoa. Quando aguardava a chegada de um táxi, o proprietário da mala a reconhece e busca socorro junto à au...
Sobre a tipicidade é correto afirmar, exceto:
AS PESSOAS JURÍDICAS PODEM SOFRER SANÇÕES PENAIS:<br />