Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 25366 - Direito Constitucional - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
1ª. A medida provisória de que trata o art. 62, da Cons...
1ª. A medida provisória de que trata o art. 62, da Constituição Federal, pode ser definida como ato administrativo com força de lei, pois, quanto à sua natureza, não difere de um decreto, igualmente um ato oriundo do Poder Executivo. Isto é assim porque, exigindo aquele dispositivo constitucional seja a medida provisória "convertida em lei no prazo de trinta dias", ela em si mesma não é lei, pois não se converte o que não é.
2ª. A adoção de medida provisória pelo Presidente da República exige os pressupostos da relevância e da urgência. A relevância diz respeito à matéria por ela disciplinada; já a urgência, refere-se ela tanto à vigência do provimento propriamente dito, como também sua incidência, ou aplicação, motivo pelo qual não se admite seja editada medida provisória para produzir efeitos somente após determinado lapso temporal.
3ª. A medida provisória, entendida como "meio jurÃdico idôneo para impedir, de um lado, na esfera das atividades normativas estatais, a consumação do "periculum in mora" e, de outro tornar possÃvel e eficaz a prestação legislativa do Estado", consubstancia-se em ação cautelar legislativa do Presidente da República, que pode ser efetivada quando estão presentes os seus pressupostos autorizadores, sendo o juÃzo polÃtico e discricionário do Presidente insuscetÃvel de apreciação judicial, ou seja, o que é ou não relevante não pode ser aferido pelo Judiciário.
4ª. A medida provisória não apreciada pelo Congresso no prazo de trinta dias é passÃvel de reapresentação; não o é, contudo, aquela que tenha sido expressamente rejeitada.
5ª. Os Governadores e os Prefeitos Municipais, pelo princÃpio da simetria, podem editar medidas provisórias, valendo-se exclusivamente do permissivo constante do art. 62, da Constituição Federal, que a tanto autoriza o Presidente da República.
a
1ª CERTA; 2ª ERRADA; 3ª ERRADA; 4ª CERTA; 5ª CERTA;
b
1ª ERRADA; 2ª CERTA; 3ª CERTA; 4ª CERTA; 5ª ERRADA;
c
1ª ERRADA; 2ª CERTA; 3ª ERRADA; 4ª CERTA; 5ª ERRADA;
d
1ª CERTA; 2ª CERTA; 3ª ERRADA; 4ª CERTA; 5ª ERRADA;
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Constitucional
A competência para julgar mandado de segurança impetrado em face de ato de Ministro de Estado é do:
Analise as seguintes assertivas quanto aos municÃpios:<br /><br />I – podem estabelecer legislativamente outras hipóteses de crime de responsabilidade dos Prefeitos na Lei Orgânica.<br />II &...
As alternativas abaixo referem-se à vigência do estado de defesa, exceto:
São brasileiros naturalizados, dentre outros:
Em relação à teoria dos direitos fundamentais, assinale a opção incorreta.