Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 101382 -
LÃngua Portuguesa
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Marque o item em que um dos perÃodos não está
Marque o item em que um dos perÃodos não está gramaticalmente correto.
a
Quais as causas do fundamentalismo? Alguns fatores são especÃficos. / Quais seriam as causas do fundamentalismo? Alguns fatores são especÃficos.
b
No caso do fundamentalismo islâmico e do fundamentalismo "pentecostal" brasileiro, por exemplo, podemos apontar a anomia resultante do processo de urbanização, a dissolução dos vÃnculos tradicionais de solidariedade, a discriminação étnica, a marginalidade social e a perda de prestÃgio do marxismo como religião laica. / No caso do fundamentalismo islâmico e do fundamentalismo "pentecostal" brasileiro, por exemplo, podemos apontar a anomia que decorre do processo de urbanização, a dissolução dos vÃnculos tradicionais de solidariedade, a discriminação étnica, a marginalidade social e a perda de prestÃgio do marxismo como religião laica.
c
Mas há também fatores comuns, aplicáveis a todas as variantes do fundamentalismo, como a dificuldade de inserção na economia, numa fase em que o capitalismo tem caracterÃsticas estruturalmente excludentes, e a desorientação diante do desaparecimento dos valores tradicionais, em consequência do processo de globalização. / Mas há também fatores comuns, aplicáveis a todas as variantes do fundamentalismo, como a dificuldade de inserção na economia, em uma fase na qual o capitalismo tem caracterÃsticas estruturalmente excludentes, e a desorientação diante do desapareci-mento dos valores tradicionais, em consequência do processo de globalização.
d
Nunca houve tarefa mais difÃcil que combater o fundamentalismo, porque ele não é nem um erro teórico nem uma perversão moral, mas o efeito objetivo de fatores cuja eliminação requer nada menos que uma correção de rumos na estrutura de nossa modernidade. / Nunca houve tarefa mais difÃcil que combater o fundamentalismo, porque ele não é nem um erro teórico e nem tampouco uma perversão moral, mas o efeito objetivo de fatores de cuja eliminação requer nada menos que uma correção de rumos na estrutura de nossa modernidade.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de LÃngua Portuguesa
Assinale a explicação correta quanto ao tipo de correspondência.
“O homem não se define somente pelo trabalho, mas também pelo jogo.”<br />Trata-se de perÃodo composto por coordenação. A relação que a segunda oração estabelece com a primeira é de:
Assinale a opção que continua o texto de forma coesa e coerente.<br /><br />A grande crise econômica dos anos 80 reduziu a taxa de crescimento dos paÃses centrais à metade do que foram nos vinte an...
A alternativa em que uma das palavras NÃO apresenta processo de formação assim como o de <b>chaleira</b> é:
1 "Foi Alagoas um dos primeiros Estados em que apareceram indÃcios da<br />existência de petróleo. Já à altura de 1879, o naturalista Charles Frederick<br />Hartt reportava-se à existência de ...
Em, “Lúcia, <b>minha querida esposa</b>, venha logo”, o termo grifado é: