Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 94832 -
LÃngua Portuguesa
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
A questão refere-se ao versos seguintes, do poema Morte e
A questão refere-se ao versos seguintes, do poema Morte e severina, de João Cabral de Melo Neto.− Desde que estou retirandosó a morte vejo ativa,só a morte depareie às vezes até festiva;só a morte tem encontradoquem pensava encontrar vida,e o pouco que não foi mortefoi de vida severina(aquela vida que é menosvivida que defendida,e é ainda mais severinapara o homem que se retira).Penso agora: mas por queparar aqui eu não podiae como o Capibaribeinterromper a minha linha?Ao menos até que as águasde uma próxima inverniame levem direto ao marao refazer sua rotina?Nesses versos, um retirante
a
proclama a decisão de interromper sua penosa retirada, uma vez que se desviou do curso do rio Capibaribe, que lhe servia de guia e transporte, com suas águas rápidas e abundantes.
b
reafirma sua teimosa esperança de viver dias melhores, contando, para isso, com a chegada do inverno e, consequentemente, de dias mais amenos, quando poderá enfim chegar ao seu destino, que é o rio Capibaribe.
c
percebe que se afastou do itinerário previsto para a viagem e cogita voltar para sua terra, na esperança de que lá já tenham chegado as águas da invernia e de que o Capibaribe venha a salvar a lavoura que lá deixou.
d
mostra a frustração da expectativa que o levou à retirada, pois por toda parte só encontra a negação da vida, e cogita interromper a viagem até que cheguem as chuvas e ele possa conduzir-se pelo Capibaribe até o litoral.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de LÃngua Portuguesa
Há dois dias o caracol galgava lentamente o tronco da pitangueira, subindo e parando, parando e subindo. Quarenta e oito horas de esforço tranquilo, de caminhar filosófico. De repente, enquanto ele...
Assinale a alternativa em que a substituição da forma verbal destacada pela que se encontra entre parênteses NÃO provoca erro de concordância.
O trecho abaixo é de autoria de Cora Coralina:<br />Que pretendes, mulher?<br />Independência, igualdade de condiçôes...<br />Empregos fora do lar?<br />És superior àqueles<br />que procuras imitar...
Identifique a frase em que a palavra se equivale a uma conjunção subordinada condicional.
Qual o aumentativo incorreto, segundo a norma culta da lÃngua portuguesa?
Assinale a alternativa em que o plural está escrito incorretamente: