Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 49157 -
Direito Penal
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Analise as assertivas.I - A culpabilidade é composta dos
Analise as assertivas.I - A culpabilidade é composta dos seguintes elementos: imputabilidade, potencial consciência da ilicitude e exigibilidade de conduta diversa. Portanto, pode-se concluir que a inexigibilidade de conduta diversa é consagrada pela doutrina e jurisprudência como causa supralegal de exclusão da culpabilidade.II - A prescrição da pretensão punitiva é causa de extinção da pena, ao passo em que a decadência faz desaparecer o direito de punir do Estado.III - O nosso Código Penal, para fixação da pena, adotou o critério de Nelson Hungria, ou seja, o critério trifásico: fixação de pena base, considerando circunstancias judiciais; depois aplicam-se as circunstâncias genéricas atenuantes e agravantes; e por último as causas de diminuição e de aumento de pena.IV - Quanto à reincidência o legislador adotou o critério da temporariedade, posto que se, decorrido, por exemplo, entre data do cumprimento ou extinção de pena da condenação anterior e a infração posterior, o prazo de 03(três) anos, a agravante da reincidência não poderá ser usada para majorar a pena.V - Para as penas em geral, há fixação de limite máximo de tempo de cumprimento, ou seja, perÃodo não superior a 30(trinta) anos. Para a medida de segurança, não há regra expressa e é, por isso, que a doutrina e a jurisprudência estabelecem que a ela não se aplica esse prazo.VI - Para aferir a maioridade penal do agente, basta checar se a pessoa praticou o crime ou a contravenção penal nos primeiros momentos em que completa 18(dezoito) anos, pouco importando a hora exata de seu nascimento.Julgue as assertivas acima com F para falso e V para verdadeira.
a
V,F,V,F,F,V.
b
F,F,V,F,F,F.
c
F,F,V,F,F,V.
d
V,V,V,V,V,F.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Penal
Art. 214: "Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a praticar ou permitir que com ele se pratique ato libidinoso diverso da conjunção carnal". Qual tipificação penal do de...
Quem, na qualidade de funcionário público, exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, pratica:
Dar às verbas ou rendas públicas aplicação diversa da estabelecida em lei constitui
Fazer justiça pelas próprias mãos para satisfazer pretensão, embora legÃtima, salvo quando a lei o permite. Trata-se de:
"A", tendo previsão da morte de "B", todavia, acreditando sinceramente que não ocorrerá, porque a ela não é indiferente, com sua conduta mata "B". A conduta de "...
'A', imputável, inicia atos de execução de um crime; antes de ocorrer o resultado, deixa de praticar os demais atos para atingir a consumação. A consumação não acontece. A hipótese configura: