Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 52202 - Direito Administrativo - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Instruçôes: Para responder às questôes de números 19 a 21 co...
Instruçôes: Para responder às questôes de números 19 a 21 considere o texto apresentado abaixo.
"Poder de PolÃcia é aquele de que se acham investidas as autoridades administrativas e os legisladores, para limitar, em benefÃcio da moral, da higiene, do bem-estar de todos, da tranquilidade pública e do progresso da sociedade, os direitos individuais assegurados pela Constituição. (...)
Quanto ao Poder de PolÃcia a autoridade da legislatura é mais ampla do que a do Executivo; incumbe, entretanto, à magistratura verificar se não interferiu, além do indispensável, com os interesses particulares. Cabe, em todas as hipóteses, aos tribunais a última palavra, para dizer o que se compreende ou não em os justos limites daquela faculdade especial e a vários respeitos discricionária. Quando a intervenção em assuntos referentes à s franquias pessoais é desnecessária, ou exercida de maneira ou com propósitos desarrazoados; o ato de autoridade não se relaciona atual e claramente com algum dos objetos cuja preservação justificaria a medida excepcional, ou não é adequado e conveniente para atingir os fins colimados; impôe-se a salvaguarda judiciária".
(Maximiliano, Carlos. Comentários à Constituição Brasileira. 4.ed. R. Janeiro: Freitas Bastos, 1948, v.3.35).
Assinale a alternativa cuja medida mencionada funda-se no poder que é o objeto principal do texto de Carlos Maximiliano:
a
Aplicação de multa de trânsito;
b
Prisão em flagrante de homicida;
c
Nomeação de servidor público;
d
Condenação à pena de prisão;
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Direito Administrativo
Numa ação judicial por improbidade administrativa, quando o ato acoimado de improbidade é, na verdade, fruto de inabilidade, de gestão imperfeita, ausente o elemento "desonestidade", é co...
O Poder Executivo é exercido, na órbita federal, pelo:
Assinalar a alternativa correta.<br />Firmado regularmente o contrato administrativo, circunstâncias supervenientes revelam-no prejudicial ao interesse público. Neste caso:
A utilização coativa da propriedade particular pela Administração, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano, prevista como forma de interv...
Com respeito à desapropriação é correto afirmar: