Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 105767 -
LÃngua Portuguesa
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Uma equipe de segurança do Exército, que dá proteção a
Uma equipe de segurança do Exército, que dá proteção a Fábio Inácio Silva, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi vÃtima de tentativa de assalto na noite de ontem em Pinheiros. Os seguranças que estavam em um Palio reagiram e dispararam vários tiros contra os assaltantes que fugiram. Os seguranças acreditam que um dos quatro assaltantes que estava em outro carro ficou ferido. O filho do presidente não se encontrava no veÃculo no momento do assalto.Analisando-se as construçôes abaixo, é correto declarar que:
a
não pode haver crase no perÃodo “...que dá proteção a Fábio Inácio...” por estar diante de palavra masculina.
b
em “...um dos quatro assaltantes que estava...” – a forma verbal “estava” obrigatoriamente permanece no singular, porque se trata da expressão “um dos que”, exigindo que o verbo concorde com o termo “um”.
c
as vÃrgulas existentes em “...Fábio Inácio Silva, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ...” separam o vocativo.
d
a sÃlaba tônica do termo sublinhado no perÃodo “Uma equipe de segurança do
Exército
...” recai na penúltima sÃlaba.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de LÃngua Portuguesa
Considere as oraçôes:<br />I. Esqueci a hora da reunião.<br />II. Esqueci-me da hora da reunião.<br />De acordo com a norma culta:
“Por que o governo ignorou os sinais?”; nessa frase a grafia de <b>por que</b> está correta; assinale a opção que completa corretamente as lacunas da frase abaixo:<br />Certas transform...
“Descia sobre os campos queimados como se os consolasse”. Na palavra <b>consolasse</b> o único elemento mórfico que NÃO encontramos é:
Nas frases abaixo é usado um sinal de pontuação chamado:<br /><br />Que bom seria se todo tivéssemos os mesmos direitos!<br />Vamos à luta!<br />Ah! Quanto há por fazer ainda!
Na frase – <b>Como o quiabo lembrava uma planta nativa</b>, os tupis-guaranis deram a ele o mesmo nome de “caruru” – a palavra <b>como</b> estabelece a mesma relação de sign...
Na reescritura do perÃodo “Quanto mais alto um prédio, maior a insegurança dos moradores”, foi alterado o sentido na opção: