Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 104766 - Português em Geral - Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Um dos fenômenos mais inquietantes da história do espÃrito h...
Um dos fenômenos mais inquietantes da história do espÃrito humano é o esquivar-se do concreto. PossuÃmos uma acentuada tendência a nos lançar sempre ao longÃnquo, indo constantemente de encontro a tudo aquilo que, estando imediatamente à nossa frente, deixamos de ver. O entusiasmo dos gestos, o aventuroso e ousado das expediçôes a lugares distantes, é ilusório quanto a seus verdadeiros motivos: não raro se trata simplesmente de evitar aquilo que está mais próximo, porque não nos sentimos à altura dele. Pressentimos sua periculosidade e preferimos outros perigos, de consistência desconhecida. Mesmo quando deparamos com estes − e estão sempre presentes −, eles têm a seu favor o brilho do repentino e único. Seria necessária muita limitação intelectual para condenar esse espÃrito aventureiro, ainda que muitas vezes nasça de manifesta fraqueza. Ele nos leva a uma ampliação de nosso horizonte, da qual nos orgulhamos.
Sobre o fragmento, é correto afirmar:
a
possuindo preponderantemente formas verbais no presente, exemplifica o emprego desse tempo para dar vivacidade a fatos que se desenvolveram ao longo da história.
b
em estrutura dissertativa, apresenta a ideia a ser defendida, seguida de argumentos para convalidá-la.
c
preponderantemente descritivo, busca delinear, passo a passo, uma faceta da alma humana, sua manifesta fraqueza.
d
mesclando o discurso dissertativo ao narrativo, constrói uma compreensão da trajetória do espÃrito humano por distintos tempos.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de Português em Geral
Assinale a alternativa em que um verbo está conjugado incorretamente:
Em “Quem é ?!”, a pontuação empregada denota uma:
Em “Tinha-me lembrado da definição...”, a regência do verbo lembrar é idêntica à do verbo da frase:
Marque o item que não liga de maneira coesa e gramaticalmente correta os dois segmentos seguintes:<br /><br />O relatório das atividades anuais do Tribunal Superior do Trabalho deve constituir obje...
.... o indivÃduo <b>exerce</b> livremente sua atividade.<br />Transpondo a frase acima para a voz passiva, obtém-se a forma verbal: