Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 106956 -
LÃngua Portuguesa
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
"Amocambados, quilombolas, bosnegers. Não faltou
"Amocambados, quilombolas, bosnegers. Não faltou criatividade à s autoridadesportuguesas e holandesas para denominar escravos fujôes. Afinal, localizar edestruir quilombos fazia parte do dia-a-dia de governadores, capitães-do-mato esenhores de engenho. E, para desespero de muitos, eles não estavam tão longe decasa. Os fugitivos escolhiam para viver locais bem próximos à s cidades, e muitasvezes se amocambavam dentro dos próprios engenhos. Constituindo famÃlia ounegociando alimentos e armas, os quilombolas mantinham relaçôes estreitas comdiversos grupos sociais, integrando profundamente a sociedade escravista.Desafiando o próprio tempo, a idéia de quilombo é repensada atualmente, quandocomunidades negras rurais valorizam sua identidade como meio de lutar pelo direito à terra."Um dos procedimentos responsáveis pela coesão de um texto é a utilização adequada de formas pronominais que buscam a construção da referenciação. No perÃodo "E, para desespero de muitos, eles não estavam tão longe de casa."Em relação à coesão textual, é correto afirmar que o uso do pronome "eles".
a
produz uma ambigüidade que só pode ser desfeita por informaçôes contextuais.
b
estabelece uma relação coesiva inadequada com o antecedente lingüÃstico muitos.
c
permite retomar termos anteriores (governadores, capitães-do-mato e senhores de engenho).
d
remete de forma adequada à expressão autoridades portuguesas e holandesas.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de LÃngua Portuguesa
Leia o texto, a seguir, para responder a questão.<br /><br />Barra e farra<br /><br />De repente a gente briga<br />Fica pê da vida e se separa<br />Depois volta<br />Flores perdão beijos<br />A gu...
Bastam de provocaçôes! - foi o grito que puderam ouvir os que se achavam próximos do presidente da Assembleia, quando já fazia dez minutos que nenhum dos parlamentares da oposição conseguia ir além...
Assinale a oposição incorreta entre masculino e feminino.
A comunidade europeia e o governo norte-americano anunciaram, nos últimos meses, fundos para esses estudos. Transpondo a frase acima para a voz passiva, a forma verbal passará a ser:
Em “...creio que sempre há distúrbios...”, a forma verbal <u>há</u> está corretamente conjugada, o que NÃO ocorre em uma das alternativas abaixo; marque-a:
A alternativa INCORRETA de acordo com a norma culta é: