Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 109593 -
LÃngua Portuguesa
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Prever o futuro é tão arriscado que, podendo sempre errar,
Prever o futuro é tão arriscado que, podendo sempre errar, é preferÃvel errar pelo otimismo. E há boas razôes para ser otimista quanto à democracia. Nos últimos 20 anos, dobrou ou triplicou o número de pessoas que não vivem em ditadura. Talvez seja demais chamar Ucrânia ou El Salvador hoje de Estados democráticos, mas certamente há bem mais liberdade nesses paÃses ou no Brasil, após a queda do comunismo e das ditaduras apoiadas pelo primeiro mundo, do que havia em 1980. A conjuntura mundial torna difÃcil o cenário usual, que era a rigorosa repressão ante o avanço de reivindicaçôes populares.Em relação ao texto, assinale a opção correta.
a
Pode-se inferir do texto que atualmente não há clima favorável à repressão de movimentos populares.
b
Até há pouco tempo não havia restriçôes às demandas e reivindicaçôes de segmentos insatisfeitos da sociedade.
c
A expressão "tão arriscado que" pode ser substituÃda por tão arriscado quanto sem prejuÃzo para a correção do texto.
d
Se a palavra "certamente" vier entre vÃrgulas o texto transgride as normas de pontuação.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de LÃngua Portuguesa
Preencha as lacunas da frase abaixo com a única alternativa que a completa corretamente:<br />Ana assistiu à ____________de cinema e depois foi se encontrar com João na ________ de artigos esportiv...
Leia, a seguir, o seguinte fragmento :<br />Os que querem dar ao policial poder não só de prender como também de julgar, condenar e punir, por conta própria, não percebem que um dia isso pode ser u...
No contexto da frase "A civilização chegou, de fato, ao Novo Mundo, e aqui se instalou e se desenvolveu – <u>mas a que preço</u>!", a expressão sublinhada deve ser entendida como:
A alternativa em que o sinônimo apontado para o termo sublinhado não é correto:
Na trecho – Mas nem o comunicado chegou ao ponto de enfatizar essa óbvia condição de nosso “relacionamento”. – as aspas são utilizadas para indicar:
Na frase – Presenciamos muita gente usando o termo “infantil” de forma <b>pejorativa</b>. – a palavra <b>pejorativa</b> pode ser substituÃda, sem alteração de sentido, por: