Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 89552 -
LÃngua Portuguesa
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Marque o parágrafo cujo tÃtulo não corresponde à sua ideia
Marque o parágrafo cujo tÃtulo não corresponde à sua ideia central.
a
A história e as relaçôes de causa e efeito
A polÃtica internacional não se situa, necessariamente, no domÃnio da racionalidade intrÃnseca da história ou no das fatalidades. Não esgota sua explicação na clássica dicotomia de causas e efeitos, como se as determinaçôes históricas agissem exclusivamente por si, à revelia de indivÃduos e coletividades. Desafia a argúcia do estudioso que vai à busca da inteligibilidade da ação humana no tempo.
b
A polÃtica externa brasileira a serviço da paz
Na história do Brasil, após o rompimento com Portugal em 1822, a polÃtica exterior serviu intencionalmente à paz entre os povos, com exceção de um perÃodo nos meados do século XIX, entre 1850 e 1870.
c
Instabilidade na condução da polÃtica exterior brasileira
A capacidade do setor externo em subsidiar o crescimento e a autonomia sócio-econômica do paÃs não foi acionada, entretanto, de forma estável. Sucederam-se perÃodos em que a leitura do interesse nacional, feita pelos homens de Estado, ditou polÃticas restritivas em que aquele interesse foi atendido de forma mais global e abrangente e, nessas circunstâncias, a polÃtica externa perdeu seu caráter conjuntural para ferir as estruturas e tornar-se prospectiva.
d
A polÃtica internacional como instrumento de governo
A polÃtica internacional correspondeu, nos dois últimos séculos, a um dos instrumentos com que os governos dos Estados-nação já constituÃdos afetaram o destino de seus povos, mantendo a paz ou fazendo a guerra, estabelecendo resultados de crescimento e desenvolvimento ou de atraso e dependência.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de LÃngua Portuguesa
“Aprende a edificar favelas nas morrarias mais <b>Ãngremes</b>”. O adjetivo em destaque geralmente é empregado em situaçôes de uso de uma linguagem formal; numa linguagem mais informal,...
Em “E, como não foi profundamente trabalhada pelo pensamento”, temos ocorrência de:
Transformando-se para a voz passiva a frase As pesquisas de mercado vêm medindo a aceitação do público, a forma verbal resultante será:
Analisar os itens abaixo.<br /><br />São prefixos nunca seguidos de hÃfen:<br /><br />I - Aero.<br />II - Mega.<br />III - Sem.<br />IV - Tele.<br /><br />Estão corretos:
Assinale a opção em que uma das duas formas de redação está gramaticalmente incorreta.
Quanto aos poemas de A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade, é correto afirmar que eles traduzem a(o):