Home
Notícias
Questões
Simulados OAB
Contato
LOGIN
CADASTRO
Questão: 101382 -
LÃngua Portuguesa
- Banca:
- Prova:
- Data: 01/01/2023
Marque o item em que um dos perÃodos não está
Marque o item em que um dos perÃodos não está gramaticalmente correto.
a
Quais as causas do fundamentalismo? Alguns fatores são especÃficos. / Quais seriam as causas do fundamentalismo? Alguns fatores são especÃficos.
b
No caso do fundamentalismo islâmico e do fundamentalismo "pentecostal" brasileiro, por exemplo, podemos apontar a anomia resultante do processo de urbanização, a dissolução dos vÃnculos tradicionais de solidariedade, a discriminação étnica, a marginalidade social e a perda de prestÃgio do marxismo como religião laica. / No caso do fundamentalismo islâmico e do fundamentalismo "pentecostal" brasileiro, por exemplo, podemos apontar a anomia que decorre do processo de urbanização, a dissolução dos vÃnculos tradicionais de solidariedade, a discriminação étnica, a marginalidade social e a perda de prestÃgio do marxismo como religião laica.
c
Mas há também fatores comuns, aplicáveis a todas as variantes do fundamentalismo, como a dificuldade de inserção na economia, numa fase em que o capitalismo tem caracterÃsticas estruturalmente excludentes, e a desorientação diante do desaparecimento dos valores tradicionais, em consequência do processo de globalização. / Mas há também fatores comuns, aplicáveis a todas as variantes do fundamentalismo, como a dificuldade de inserção na economia, em uma fase na qual o capitalismo tem caracterÃsticas estruturalmente excludentes, e a desorientação diante do desapareci-mento dos valores tradicionais, em consequência do processo de globalização.
d
Nunca houve tarefa mais difÃcil que combater o fundamentalismo, porque ele não é nem um erro teórico nem uma perversão moral, mas o efeito objetivo de fatores cuja eliminação requer nada menos que uma correção de rumos na estrutura de nossa modernidade. / Nunca houve tarefa mais difÃcil que combater o fundamentalismo, porque ele não é nem um erro teórico e nem tampouco uma perversão moral, mas o efeito objetivo de fatores de cuja eliminação requer nada menos que uma correção de rumos na estrutura de nossa modernidade.
Próxima Questão
Reiniciar Desempenho
Comentários (0)
Ainda não há comentários.
Seja o primeiro a ajudar outros candidatos!
Comente sobre esta questão
Ajude outras pessoas que estão em dúvida sobre esta questão. Seu e-mail não será publicado.
Nome
E-mail
Comentário
Enviar comentário
Questões semelhantes de LÃngua Portuguesa
Observe o seguinte enunciado: "João é rico, mas na paga suas contas." Sobre ele, assinale a alternativa correta.
Assinale a frase incorreta com relação ao fenômeno crase.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.<br /><br />Ela ficou ______ preocupada, pois o filho recebia ______ castigos.
Em: “... já não sentia aquelas <u>cores</u>.”, a palavra sublinhada desempenha a mesma função sintática da seguinte alternativa:
Marque a opção em que a palavra grifada é um adjetivo:
Considerando a norma culta da lÃngua, a vÃrgula está empregada inadequadamente em: